Banco do Nordeste premia micro e pequenas empresas baianas
A sétima edição do Prêmio Banco do Nordeste das Micro e Pequenas Empresas homenageará nesta quinta-feira, 7, quatro empresas baianas que se destacaram no ano de 2020 pela parceria com o Banco do Nordeste. A premiação será entregue aos vencedores em solenidade na sede da Federação do Comércio da Bahia, em Salvador.
Com o intuito de fortalecer, reconhecer o empreendedorismo e a contribuição das MPEs para a economia regional, a cada ano, o Banco do Nordeste premia quatro empresas em cada estado da sua área de atuação: todo o Nordeste e norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Divididos em quatro categorias: comércio, serviços, indústria e inovação, os clientes são selecionados por uma comissão julgadora formada por instituições parceiras a partir de critérios como geração de empregos, ações inovadoras, boa governança, respeito ao meio ambiente e crescimento e desenvolvimento após a parceria com o BNB.
É o caso da Esquadromil, empresa situada no município de Caculé, sudoeste do Estado, cliente da agência Guanambi e vencedora na categoria Indústria do Prêmio Banco do Nordeste. Em 2002, os sócios Devani e Elindinalva Freitas perceberam que, na região, havia fabricação de esquadrias sob medida, mas ainda não possuía fornecedor para confecção de esquadrias de alumínios padronizadas e, assim, nasceu a primeira fábrica.
Devani conta que, na época, o alumínio ainda era pouco difundido como matéria prima no segmento e, três anos depois, eles triplicaram o espaço da indústria e duplicaram a quantidade de funcionários. "Foi quando buscamos o Banco do Nordeste para expandir os negócios: mudamos para uma sede maior, compramos uma nova frota e, hoje, atendemos quase todo o Estado da Bahia e cerca de 600 municípios em Minas Gerais e no Espírito Santo".
Além da Esquadromil, serão premiadas as empresas: Bom Tempero, na categoria Comércio, cliente da agência Ibotirama; a franquia Fiolaser, na categoria Serviços, cliente da agência Salvador Barra; e a empresa Truck Center, vencedora na categoria Inovação, Produtividade e Competitividade, cliente da agência Luís Eduardo Magalhães.
Investimentos
Este ano, até setembro, o Banco do Nordeste aplicou R$ 2,7 bilhões no segmento de micro e pequenas empresas. Na Bahia, a instituição já soma R$ 498 milhões em apoio às MPEs com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste - FNE.