Voltar BNB assina contrato para construção de embarcações do setor portuário

BNB assina contrato para construção de embarcações do setor portuário
O reforço da frota marítima deve atender à região Nordeste
Crédito Aracaju (SE), 28/08/2023

O Banco do Nordeste assinou contrato de crédito com a empresa Sulnorte Serviços Marítimos, sediada no município da Barra dos Coqueiros, na região metropolitana de Aracaju. Com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o contrato é destinado à construção de embarcações para serviços de apoio e reboque portuário.

O reforço da frota marítima deve atender à região Nordeste, onde a empresa atua em quatro unidades: o porto de Maceió (AL) e três portos da Bahia - Salvador, Aratu e Madre de Deus. Por meio da linha de crédito FNE Inovação, serão construídas duas embarcações do tipo rebocador, que são barcos projetados para empurrar, puxar e rebocar barcaças ou navios em manobras delicadas como atracar e desatracar dos portos.

“Decidimos que esses dois rebocadores serão de 23 metros, mas com capacidade de tração estática maior, de 75 toneladas de porte bruto. O contrato com o BNB permite expandir a frota, para otimizar as operações de navegação nos portos do Nordeste”, diz o diretor executivo da empresa, Luiz Felipe Gouvêa.

Segundo o gerente do BNB Marcos Andrade, da agência Aracaju Centro, o mercado de prestação de serviços de apoio portuário é restrito a um número limitado de empresas. A atuação no setor é regulada pela Marinha do Brasil, que exige que a atividade seja realizada exclusivamente por embarcações com bandeira brasileira, construídas em estaleiros nacionais e operadas por tripulação do país.

“É um tipo de serviço que precisa ser executado com excelência e especialidade, por isso somente alguns players participam dele. É o caso da Sulnorte, que atua no mercado há 45 anos”, aponta o gerente.

O superintendente estadual do BNB, César Santana, destaca o teor estratégico da contratação. “É uma parceria com uma empresa de origem sergipana, que agrega valor a uma cadeia logística de grande importância para o transporte de produtos do comércio e da indústria regional e do país”, conclui.

A empresa

Criada há 45 anos, a Sulnorte é uma empresa familiar da área de rebocadores de apoio marítimo e portuário, que pertence ao centenário grupo empresarial H. Dantas, com ampla cobertura costeira. Conta com 26 embarcações de reboque, sendo 20 próprias, a serviço de mais de 200 clientes nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do país. Opera em portos marítimos e fluviais, desde a cidade de Santarém (PA) até Porto Alegre (RS).

TAGS
portos embarcações aratu