BNB impulsiona polos de moda de Itabaianinha e Tobias Barreto
O Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter) injetou R$ 1,1 milhão no setor têxtil e de confecções em Sergipe, desde janeiro. Ao todo, 33 operações de crédito foram realizadas com empresários dos municípios de Itabaianinha e Tobias Barreto, na região Sul do estado.
“O crédito é variado para toda a cadeia produtiva. Muitos buscaram investimentos em infraestrutura, para reforma e implantação de lojas e até mesmo para aquisição de placas solares. O tipo de contratação varia em função de fatores como a dinâmica da indústria, o tempo de atuação e as necessidades específicas de cada empresa”, explica o gerente de desenvolvimento territorial do BNB, Lenin Falcão.
O principal eixo do plano de trabalho é a capacitação da mão de obra, por meio de cursos de modelagem e de corte e costura, por exemplo. “Dessa forma, não é necessário trazer pessoas de fora com conhecimentos técnicos. A mão de obra dos próprios municípios se especializa tanto para a indústria quanto para o atendimento aos clientes”, reforça o gerente.
Itabaianinha e Tobias Barreto formam o Polo de Moda do estado. Juntas, as cidades concentram 47% das empresas do ramo têxtil e de confecção de Sergipe, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
No município de Itabaianinha, o foco da produção são peças de vestuário e, nos últimos cinco anos, a indústria do jeans se instalou definitivamente no município. O secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jairo Floriano, avalia que o cenário é de crescimento, com resultados que atingem toda a região. “O Prodeter contribui para consolidar nosso polo de moda. Conseguimos maior integração com entes governamentais, instituições, além de promover importantes eventos e cursos”, relata.
Em Tobias Barreto, estão planejadas 70 ações para os próximos quatro anos, em parceria com o Prodeter. No local, o destaque são as tradicionais barracas da Feira da Coruja, que atraem consumidores de artigos de cama, mesa e banho. “Temos um cronograma diverso, com ações voltadas a indústria, comercialização e divulgação das empresas participantes do programa”, diz o agente de desenvolvimento da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Trabalho, José Domingos.