Currículos Profissionais dos Administradores - Transparência e Prestação de Contas - Banco do Nordeste
Currículos Profissionais dos Administradores
Nesta seção, acesse os currículos e informações dos administradores do Banco do Nordeste.
- Diretoria de Negócios
- Superintendência Crediamigo
- Superintendência de Agronegócio e Microfinança Rural
- Superintendência de Negócios com Empresas e Governo
- Superintendência de Supervisão da Rede de Agências
- Superintendência Estadual da Bahia
- Superintendência Estadual da Paraíba
- Superintendência Estadual de Alagoas
- Superintendência Estadual de Minas Gerais
- Superintendência Estadual de Pernambuco
- Superintendência Estadual de Sergipe
- Superintendência Estadual do Ceará
- Superintendência Estadual do Espírito Santo
- Superintendência Estadual do Maranhão
- Superintendência Estadual do Piauí
- Superintendência Estadual do Rio Grande do Norte
Em elaboração
Wagner Paiva de Argolo é graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possui Mestrado em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e MBA em Gestão de Crédito e Reestruturação de Ativos (INEPAD). Ingressou no BNB em 2001, através do programa Trainee, atuou em diversas unidades organizacionais, dos quais 09 como Gerente Geral, com passagem por Gerencias de Restruturação de Ativos, Centrais de Análise de Crédito, Agencias, Ambiente de Gestão de Riscos e Superintendência de Administração de Recuperação de Crédito, neste último exercendo também a função de Superintendente.
Gustavo Dorea Carneiro é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui especialização em Finanças pela UNIFOR, MBA executivo pelo IBMEC-MG, e mestrado em Economia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com área de concentração em Desenvolvimento Regional. Ingressou no Banco do Nordeste em 2002 através do programa Trainee, e atuou em diversas funções em agências, em 5 Estados. No CAPGV, ocupou as funções de Superintendente de Operações Financeiras e de Mercado de Capitais, de Administração e Recuperação de Crédito (em exercício) e desde 2019 ocupa a função de Superintendente de Gestão de Riscos, Controles Internos, Compliance e Segurança.
Luiz Abel Amorim de Andrade é Diretor de Negócios do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB), eleito na 903ª Reunião do Conselho de Administração realizada em 26 de julho de 2024. Mestre em Economia pela FGV-EESP (2021); MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (2012); Graduado em Gestão Financeira pela UNINTER, funcionário de carreira do BNB, desde 2005, exerceu o cargo de Superintendente de Supervisão da Rede de Agências desde 2021. Foi Gerente de diversas agências do BNB, entre os anos de 2012 até 2019, e posteriormente, de 2019 a 2022, atuou como Superintendente de Supervisão da Rede de Agências. Foi Diretor Comercial e Diretor de Gestão Corporativa da Companhia Pernambucana de Saneamento do Estado de Pernambuco, de 2007 a 2011 e posteriormente no ano de 2018. Foi Diretor Financeiro e de Crédito de 2022 a 2023. Atualmente é Presidente do Conselho Deliberativo da CAPEF – Caixa de Previdência dos funcionários do Banco do Nordeste do Brasil do Distrito Federal do Brasil, de 2022 a janeiro de 2023. Possui a Certificação Profissional Anbima – Série 20 (CPA 20).
Rudrigo Otávio Andrade Araújo, 43 anos, é natural de Campina Grande/PB, Administrador pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Mestre e Doutor em Gestão de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com ênfase em Desenvolvimento Territorial e Sistemas de Indicadores de Sustentabilidade. Funcionário de carreira do Banco do Nordeste desde 2005, atuou na rede agências dos estados da Paraíba e Ceará. Na Direção Geral, gerenciou as áreas de Gestão de Riscos e de Controles de Internos e Compliance. Atualmente exerce a função de Superintendente Estadual da Paraíba.
Vagner Mota de Souza é funcionário do BNB desde 2006. Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), cursou MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Investimentos e Private Banking pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec). Atuou durante vários anos na rede de agências, acumulando experiências de gestão em diferentes níveis, bem como na gestão principal do Ambiente de Suporte à Rede de Agências. Atualmente exerce a função de Superintendente de Supervisão da Rede de Agências.
Leonardo Victor Dantas da Cruz é Bacharel em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (PB) e está cursando MBA Executivo em Direito: Gestão e Business Law pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou como Assessor Parlamentar no Senado Federal, de junho/2012 a setembro/2013; foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Aeroportos da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (DAS 101.4), de setembro/2013 a maio/2015; Secretário de Aeroportos da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (DAS 101.6), de maio/2015 a abril/2017; Assessor da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos transportes, Portos e Aviação Civil (DAS 102.4), de abril/2017 a maio/2018; Assessor da Secretaria Executiva do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (DAS 102.4), de maio/2018 a janeiro/2019; Membro do Conselho de Administração do Aeroporto Internacional de São Paulo – GRU AIRPORT, de outubro/2015 a março/2019; e Advogado desde 2012.
Bibiana Maria de Carvalho Colares Figueiredo é psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Especialização em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é mestranda em Administração pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Possui 20 anos de experiência na área de Gestão de Pessoas. Ingressou no BNB em 2007, por meio do concurso público de Analista Bancário, e desde então vem atuando no Ambiente de Gestão de Pessoas com foco em desenvolvimento de carreira e remuneração, gestão de desempenho, negociações coletivas, gestão de passivo trabalhista, saúde e qualidade de vida, gestão da jornada de trabalho e rotinas de pessoal. Atualmente está à frente da Superintendência de Desenvolvimento Humano.
Wanger Antônio de Alencar Rocha é Diretor Financeiro e de Crédito do Banco do Nordeste do Brasil S/A (BNB), eleito na 828ª reunião extraordinária do Conselho de Administração, realizada em 22 de maio de 2023. Contador, graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu (Salvador/BA), com especialização em Gestão Pública pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace/USP). Foi Superintendente Regional do Governo do Banco do Brasil nos estados do Paraná e Bahia, no período de julho de 2008 a julho de 2015; Diretor de Negócios do Banco do Nordeste no período de agosto de 2015 a abril de 2016 e de fevereiro de 2020 a julho do mesmo ano. Foi ainda Assessor Especial da Presidência do Banco do Nordeste, de agosto de 2015 a abril de 2016; Superintendente de Gestão do Patrimônio para o Desenvolvimento Produtivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia de maio de 2022 a janeiro de 2023. Foi Superintendente de Desenvolvimento e Monitoramento de Empreendimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia de janeiro a maio de 2023.
Ana Teresa Barbosa de Carvalho é formada em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (CE). Atuou como Coordenadora Administrativo-Financeira da Agropaulo Agroindústria S/A, de março/2008 a dezembro/2010; foi Prefeita da cidade de Jaguaruana – CE, de janeiro/2013 a dezembro/2016; Presidente do Instituto Agropolos do Ceará – IACE, de julho/2017 a dezembro/2021; e Secretária do Desenvolvimento Agrário do Governo do Estado do Ceará, de janeiro/2022 a dezembro/2022.
Thiago Alves Nogueira é Diretor de Ativos de Terceiros do Banco do Nordeste do Brasil S.A., eleito em 08/07/2020 pelo Conselho de Administração, tendo tomado posse em 09/07/2020. É bacharel em Administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Ceará (UFC), possui sólida formação acadêmica, com mestrado profissional em Economia pela Universidade Federal Ceará (UFC), com área de concentração em Finanças e Seguros. Foi Consultor e Gerente Adjunto de Aquisição do Banco HSBC e atuou como Coordenador de Pesquisa e Projetos do Instituto de Estudos, Pesquisa e Projetos da UECE – IEPRO. Ingressou no Banco do Nordeste em 2006 na Agência de Canindé-CE e atua na área de Gestão de Recursos de Terceiros há mais de 12 anos, tendo exercido as funções de Consultor, Gerente de Negócios, Gerente de Operações Financeiras, Gerente Executivo da mesa de operações e Gerente do Ambiente de Gestão de Fundos de Investimento. Possui ainda as principais Certificações Profissionais exigidas pelos órgãos reguladores e autorreguladores dos mercados financeiro e de capitais, tais como a Certificação de Gestores Anbima (CGA), a Certificação Profissional Anbima Série 20 (CPA 20), Certificação de Especialistas em Investimentos ANBIMA (CEA), a Certificação Nacional do Profissional de Investimento Apimec (CNPI) e Autorização prestar Serviços Administrador Carteira Valores Mobiliários – CVM (Ato Declaratório CVM nº 17.707, de 02/02/20 - D.O.U. nº 43, de 04/03/20).
Paulo Henrique Saraiva Câmara foi eleito na 815ª Reunião do Conselho de Administração realizada em 29 de março de 2023. Graduado em Ciências Econômicas, Pós-Graduado em Contabilidade e Controladoria Governamental e Mestre em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco desde 1995. Atuou como Secretário de Administração, Secretário de Turismo e Secretário da Fazenda do estado de Pernambuco, entre 2007 e 2014. Foi Governador do estado de Pernambuco de 2015 a 2022.
Diretor de Planejamento do Banco do Nordeste do Brasil S/A (BNB), eleito na 826ª reunião extraordinária do Conselho de Administração, realizada em 08 de maio de 2023. Economista, graduado em Economia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com especialização em Economia Regional pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Secretário de Estado do Planejamento e das Finanças do Governo do Rio Grande do Norte desde 2019, é servidor de carreira do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 2002.
Francisco das Chagas Sousa Lopes é funcionário de carreira do Banco do Nordeste, onde ingressou em 1977. Possui Pós-Graduação em Gestão Financeira, Gestão de Turismo e Hospitalidade, pelo Centro Universitário Uninta-CE, conclusão 2020, e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ, conclusão 1999; Bacharelando em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Uninta-CE, início 2022; Bacharelado em Letras pela AEDA-PE, conclusão 1993. Desempenha funções de gestão principal de agências desde 1983, atuando nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Piauí, além da função de Superintendente Estadual do Maranhão e Piauí, por período superior a 5 anos, em caráter de substituição. Possui Certificação CPA 20 - AMBIMA, Programa de Gestão Avançada APG Amana-Key, Curso de Desenvolvimento de Gestores – Nível Avançado – FGV, dentre diversos cursos e treinamentos realizados pelo Banco e outras Entidades.
Valdiane Pessoa é graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará e possui Especialização em Administração Financeira pela Universidade de Fortaleza e MBA em Gestão Empresarial pela FIA/USP. Dispõe das certificações CPA 20 e CEA da Anbima e CNPI da Apimec. É profissional dispensada do exame de certificação CGA Anbima. É credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários como administradora de carteira de valores mobiliários. Desde 1988 trabalha na Direção Geral, tendo atuado na área de gestão de pessoas e na área financeira (1994 a 2003) em diversas funções. Desde 2003 trabalha na área de gestão de recursos de terceiros, onde até 2016 era responsável pela administração fiduciária dos fundos de investimento geridos pelo Banco do Nordeste. Atualmente é Superintendente de Ativos de Terceiros, responsável pela gestão de recursos de terceiros, pela distribuição dos fundos de investimento geridos pelo Banco do Nordeste e pela operacionalização dos incentivos fiscais Finor e Reinvestimento.
Hugo Luiz de Queiroz possui formação acadêmica na área do Direito, com especialização em Direito Civil e Processo Civil. Ingressou nos quadros do BNB em 2006, acumulando experiências de gestão em diferentes níveis, tendo exercido, inclusive a função de auditor.
Helton Chagas Mendes é natural de Brasília de Minas, município do Estado de Minas Gerais, é formado em Administração Pública pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, com especialização - MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Ingressou no Banco do Nordeste em 1988, tendo iniciado sua preparação através do Curso de Habilitação Bancária – Turma de Salvador – BA e, desde então, vem desempenhando as mais diversas funções de gestão, atuando desde 2004 como Gestor Principal de Unidades nos Estados da Bahia, Minas Gerais, Maranhão e Ceará, tendo desempenhado a função de Superintendente Estadual do Maranhão e Superintendente de Supervisão da Rede de Agências, depois do desempenho da função de Gerente Geral das agências de Barreiras, Feira de Santana e Montes Claros. Atualmente exerce a função de Superintendente de Microfinança Urbana e Microempresas,
Oscar Sarquis, nascido em fortaleza, Ceará, entrou no Banco em janeiro de 2007. Assumiu funções gerenciais no Ambiente de Infraestrutura de Tecnologia onde permaneceu até julho de 2021. Ocupou desde então a gerência da Central de Sustentação de Sistemas com atuação na estruturação do processo de manutenção de sistemas. Posteriormente atuou na estruturação do Ambiente de Arquitetura de TI, mormente no desenvolvimento de novas estratégias de tecnologia. Graduado em Informática, com MBA em Administração de Empresas e mestrado também nessa área; é professor de cursos de Tecnologia e Administração em diversas instituições de Ensino Superior.
Evineide Dias atua desde 2004 no Mercado Financeiro. É funcionária de carreira do Banco do Nordeste desde 2010. Bacharel em Direito, possui MBA em Gestão de Negócios; Gestão Comercial e Inteligência de Mercado; Marketing Digital; Gestão de Projetos e em Auditoria. Possui, ainda, Certificação Profissional ANBIMA - Série 20, Certificação em Gestão e Transformação de Processos (Elogroup) e em Governance Officer (IBGC). Atuou como Gerente de Relacionamento Pessoa Física e Pessoa Jurídica em instituições multinacionais antes de ingressar no BNB. No BNB, exerceu as funções de Gerente de Relacionamento Pessoa Jurídica, Gerente de Relacionamento com Governo, Gerente de Produtos e Serviços Bancários e Gerente Executiva na vertical de Canais de Atendimento e Serviços. Na carreira como gestora de equipes, atuou como Gerente do Ambiente de Marketing, do Ambiente de Assessoria a Comitês e Colegiados Estatutários, do Ambiente de Produtos e de Serviços Bancários, do Ambiente de Produtos de Empréstimos e de Cartões; e da Central de Produtos e de Serviços Bancários, além de ter exercido a interinidade da Superintendência de Empréstimos, Transações e Serviços Bancários.
Arnaldo de Morais Moreira Fernandes Vieira possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (Unifor), especializações em Controladoria e Gerência Contábil pela Unifor e em Agribusiness pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB e MBA Executivo em Negócios Financeiros pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), MBA em Normas e Padrões Internacionais de Auditoria Interna. Funcionário de carreira há 38 anos, tendo exercido diversas funções técnicas, como a de Auditor e de gestão, seja em agência, seja na Direção Geral do banco, dentre as quais a de Gerente de Célula de Auditoria e Gerente de Ambiente no Ambiente de Coordenação e Controle da Auditoria.
Funcionário de carreira do Banco do Nordeste do Brasil S/A, ocupando atualmente o cargo de Ouvidor. Foi Diretor de Administração de 05/07/2017 a 01/06/2020. Trabalhou em agências, ocupou cargos técnicos e de assessoria relacionados com as atividades de Organização e Métodos, Planejamento, Tecnologia e Logística. Atuou como instrutor e palestrante das disciplinas de Segurança da Informação, Segurança Bancária, Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, Auditoria de Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação. Gerenciou as Unidades Organizacionais de Segurança da Informação, Segurança Corporativa, Centro de Processamento de Dados (CPD), Centro de Planejamento Estratégico de TI e de Desenvolvimento de Sistemas Bancários. Desempenhou, ainda, as funções de Assessor Executivo da Superintendência de Administração, Superintendente de Tecnologia da Informação e Superintendente de Ouvidoria. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE-1998). Participou dos Programas Academia de Executivos, Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), Gestão Estratégica, Gestão Mercadológica, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Competências Gerenciais. Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral (FDC- 2003), Especialização em Segurança Empresarial pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA–2004), Certificação Profissional Analista de Segurança Empresarial (ASE-2007), Certificação em Ouvidoria pela Associação Brasileira de Ouvidores (ABO-2016). Concluiu o Master Business Security pela Fundação Escola de Comércio Álvaro Penteado (FECAP- 2009).
Wesley Mácio Gonçalves Maciel é superintendente da instituição para o estado de Minas Gerais. Atuou como gerente de agências nesses dois estados e também esteve à frente das Superintendências da Paraíba e de Alagoas. É graduado em Administração, pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com especializações em Gestão Empresarial, pela Faculdade Santo Agostinho, e Pecuária Leiteira, pela Rehagro/Newton Paiva. MBA em Administração Financeira pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e mestrado em Administração, com ênfase em Marketing, defendido pela Fundação Capixaba de Pesquisa e Extensão (Fucape Business School).
Lourenzo de Oliveira é natural de Itapemirim, integra o quadro de empregados do Banco do Nordeste há mais de 18 anos. Construiu carreira na Bahia e sua função mais recente foi gerente da agência de Santo Amaro. Formado em Gestão Pública pela Faculdade Educacional da Lapa, possui MBAs em Coaching e Gestão por Competências na Universidade Cândido Mendes e em Gestão Tributária pela Faculdade Anísio Teixeira.
Sandra dos Santos Souza Lisbôa possui graduação e pós graduação acadêmica em engenharia química (Universidade Federal da Bahia), três especializações - em gestão empresarial (FGV); gestão financeira, controladoria e auditoria (FGV) e gestão de investimentos (Estácio de Sá). Certificações ANBIMA (CPA 20, CGA, CGE e CFG), Apimec (CNPI) e em Ouvidoria (Febraban). Atualmente é Superintendente de Operações Financeiras e de Mercado de Capitais e.e. Entrou no BNB como trainee em 2000, já ocupou a Diretoria de Ativos de Terceiros e diversas funções no Banco, notadamente nas unidades da área financeira do Banco. Possui autorização para prestar Serviços Administrador Carteira Valores Mobiliários – CVM.
Romildo Carneiro Rolim é Membro do Conselho de Administração do Banco do Nordeste (BNB) desde 4 de abril de 2023, como Representante dos Empregados. Contador, administrador, especialista em gestão empresarial, especialista em normas e padrões internacionais de auditoria interna e mestre em avaliação de políticas públicas. Possui certificação CPA-10 e CPA-20 (Anbima). Trabalhou em agência, ocupou cargos técnicos relacionados com atividades de análise e acompanhamento de projetos, gerenciou o Ambiente de Análise e Acompanhamento de Operações de Crédito, a Unidade de Recuperação de Crédito do Ceará, o Ambiente de Controles Internos e o Ambiente de Auditoria Interna. Desempenhou, ainda, as funções de Superintendente de Operações Financeiras e de Mercado de Capitais, Superintendente de Reestruturação de Ativos e Superintendente de Concessão de Crédito. Foi Diretor Financeiro e de Crédito no período de jul/2014 a dez/2017, e Presidente do Banco do Nordeste nos períodos de dez/2017 a maio/2020 (1º mandato) e de junho/2020 a set/2021 (2º mandato).
Irenaldo Rubens Nunes Soares é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá e Certificação Profissional Anbima Série 20 (CPA-20). Ingressou no Banco através de concurso público como Trainee de nível superior em 12/06/2000. Possui vasta experiência adquirida a partir da atuação em várias unidades e exercício de diversas funções comissionadas a saber: Gerente de Ambiente Políticas de Desenvolvimento Sustentável; Assessor Executivo da Presidência; Assessor da Diretoria de Ativo de Terceiros; Gerente executivo de Direção Geral; Gerente de negócios de Direção Geral; Gerente Executivo de Superintendência Estadual; Gerente Executivo de Agência; Gerente de Negócios de Agência
Ernesto Lima Cruz possui graduação em Administração de Empresas, pela Universidade de Pernambuco (UPE), e Direito, pelo Centro Universitário 7 de Setembro-UNI7 (Fortaleza-CE). Concluiu MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é mestre em Gestão Empresarial, pela UNIFBV-Wyden (Recife-PE). Funcionário de carreira há 42 anos, tendo exercido diversas funções técnicas, como a de Auditor, e de gestão, seja em agência, seja na Direção Geral do banco, dentre as quais a de Superintendente Estadual do BNB em Pernambuco. Assumiu a função de Chefe de Gabinete em 12 de abril de 2023.
Zerbini Guerra de Medeiros é graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, com Pós-Graduação em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas. Possui diversos cursos para executivos junto à Fundação Dom Cabral e AMANA-KEY. No Banco do Nordeste, atuou como gestor principal em unidades negócios, como Gerente de Agência e Gerente Executivo de Superintendência Estadual; técnicas, a exemplo da Central de Crédito de Clientes de Grande Porte e estratégicas tais como Superintendente de Concessão de Crédito e Administração das Centrais de Crédito e atualmente como Superintendente de Administração e Recuperação de Crédito.
José Andrade Costa detém experiência em gestão de negócios empresariais; Experiência em articulação sócio político institucional; Habilidade em gestão de pessoas e processos; Gestão de Pessoas com foco em resultados empresariais; Liderança em equipes de elevado desempenho. Especialização: MBA em Marketing Estratégico – Universidade Presbiteriana Mackenzie - Cursando; Especialização: MBA em Gestão Empresarial - FIA – Banco do Nordeste/ Universidade de São Paulo (USP); Superior: Licenciatura em História – Universidade Estadual do Ceará; Certificação profissional ANBIMA - CPA - 20; Habilitação em Corretor de Seguros todos os ramos – Superintendência de Seguros Privados – SUSEP – Ministério da Economia. Experiência no Banco do Nordeste: Superintendente de Desenvolvimento Humano; Superintendente de Tecnologia da Informação; Chefe de Gabinete da Presidência; Superintendente de Concessão de Crédito e Administração Centrais de Crédito; Superintendente de Tecnologia da Informação; Superintendente de Recuperação de Crédito; Superintendente Crédito e Gestão de Produtos; Gerente Geral do Ambiente de Produtos de Crédito Especializado; Gerente Executivo na Superintendência de Supervisão da Rede de Agências; Gerente Executivo na Central de Análise de Projetos do Ceará; Gerente Geral do Ambiente de Monitoração e Controle; Gerente Geral da Central de Análise de Projetos da Bahia; Gerente Geral da Central de Análise de Projetos do Rio Grande do Norte; Gerente Geral da Agência de Mossoró.
Luiz Sérgio Farias Machado é Mestre em Administração de Empresas, engenheiro agrônomo, especialista nas áreas de Marketing e Planejamento Estratégico pela Fundação Dom Cabral e Kellogg Graduate School of Management, em Administração Rural pela Universidade de Viçosa e especialista internacional em Desenvolvimento Rural Sustentável, pelo IICA e Ministério de Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha e participou de diversas comissões em nível do Governo Federal. Atualmente Superintendente de Agronegócio e Microfinança Rural do Banco do Nordeste e também foi superintendente da área de Negócios de Varejo e Agronegócios e da área de Microfinança e Agricultura Familiar. Atuou com professor na Universidade Estácio de SÁ ministrando disciplinas de planejamento, empreendedorismo, administração geral e estratégica e marketing.
Sidinei Reis dos Santos ingressou no BNB em setembro de 2006. Certificado pelo Programa de Gestão Avançada – APG/Empresa: Amana-Key. Bacharel em Direito. Superintendente Estadual, Gerente de Ambiente, Gestor principal de agências de grande porte (capital e interior), Gerente de Negócios e Gerente Executivo.
Emiliano Estevão da Paz Portela é funcionário do BNB desde 2002; graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Piauí, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou em diversas áreas da instituição, em funções técnicas e de gestão, com destaque para as áreas de concessão de crédito, recuperação de crédito, financeira e de negócios, tendo ocupado funções de gestão principal em Centrais de Crédito,, GERAT e Ambientes da Direção Geral, como Administração das Centrais de Crédito, Câmbio e de Negócios Empresariais e Governo. Vinha exercendo, desde 2019, a função de Gerente do Ambiente de Negócios Corporate e de Estruturação de Operações de Crédito.
Jeová Lins de Sá é paraibano natural de Aparecida; economista com MBAs em Gestão Empresarial e Gerenciamento de Projetos pela FGV-RJ e especialização em Gestão Estratégica de Negócios e Serviços pela Faculdade Focus - Cascavel-PR. Iniciou no BNB na Unidade de Souza-PB em 1978 tendo trabalhado, ao longo de sua carreira, em outras quinze Unidades do Banco. É gestor principal desde 1987, tendo gerenciado as Unidades de Mossoró, Salvador Comércio, Recife Agamenon Magalhães (em duas oportunidades), Paulista-PE, Fortaleza Aldeota, Natal Roberto Freire (duas oportunidades) e Jaboatão dos Guararapes. Dentre as experiências ao longo de sua carreira bancária, destacam-se o direcionamento do crédito de forma produtiva e orientada para a fruticultura irrigada em Mossoró, Instalação dos Pólos de Desenvolvimento do Turismo na Bahia, com destaque para o Pólo Costa do Descobrimento, discussão do Marco Lógico do Prodetur NE II e em Pernambuco, trabalho sinérgico com a FIEPE, para o fomento da Exportação.
Eliane Libânio Brasil de Matos é formada em Ciências Contábeis pela UFC e Pós-Graduada em Administração e Negócios pela Faculdade Christus e MBA Executivo Empresarial pela Fundação Dom Cabral. No Banco do Nordeste do Brasil S.A. são 33 anos de carreira, sendo a primeira mulher a ocupar um posto na Diretoria Executiva do BNB. Exerceu vários cargos, com destaque para: Chefe da Assessoria de Comunicação, Superintendente de Desenvolvimento Humano, Superintendente de Logística, Superintendente de Produtos e Serviços Bancários e Head da Universidade Corporativa do Banco do Nordeste. Foi Presidente do Conselho Deliberativo da Camed (Caixa de Assistência dos Funcionários do BNB. Com certificação profissional financeira CPA-20, emitida pela ANBIMA e em Ouvidoria, pela OMD Soluções para Ouvidorias.
Isaque Costa do Nascimento é maranhense de Balsas, funcionário de carreira do BNB há 15 anos. Bacharel em Administração e Direito, acumula especializações em Gestão Empresarial, em Administração em Agronegócios e em Gestão de Recursos Humanos, além da Certificação Profissional CPA 20, pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Ao longo de sua carreira do Banco do Nordeste, o executivo atuou, nos últimos 10 anos, em funções de gestão principal, na gerência das agências de Açailândia (MA), Balsas (MA) e Imperatriz (MA), e também assumiu a gestão da Superintendência Estadual do Maranhão em substituição temporária, em três ocasiões.
Pedro José de Lima Neto é graduado em Administração, com MBA Internacional em Finanças pela Indiana State University em parceria com a FGV e Mestre em Finanças pela Universidade Salvador (UNIFACS). Funcionário de carreira do Banco do Nordeste desde 2005, com passagens por diversas unidades no Estado da Bahia, incluindo a Gerência de Administração da Crédito na Superintendência e as gestões principais das agências de Araci e Catu, ambas também na Bahia.
João Robério Pereira de Messias foi admitido em 19 de dezembro de 1978; natural de Anadia (AL). Atuou como Superintendente de Políticas de Desenvolvimento Sustentável, Gerente do Ambiente de Serviços de Logística e Contratos Administrativos; Superintendente de Produtos e Serviços Bancários; Superintendente Estadual do Ceará; Presidente da Camed; Superintendente da Área de Risco e de Análise de Crédito; Superintendente de Supervisão da Rede de Agências; Superintendente Estadual da Bahia; Gerente Geral da Agência João Pessoa Centro; Auditor Interno na Superintendência de Auditoria em Recife; Gerente Geral da Agência Santana do Ipanema (AL). Especialização: curso MBA em Gestão Empresarial; Capacitação e Competitividade - Consultoria Empresarial; Superior: Direito na Unifor; Curso de Ciências Contábeis (Cesmac); Ensino Médio: Curso Técnico em Contabilidade.
Aíla Maria Ribeiro de Almeida Medeiros possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (2003) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (1990). Atualmente é gerente do ambiente de contabilidade - Banco do Nordeste do Brasil. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.
Antônio César de Santana ingressou no Banco do Nordeste aos 16 anos, em 1984, como bancário aprendiz em Salvador (BA). Atualmente atua como superintendente estadual do BNB em Sergipe, função que exerce pela segunda vez neste estado. Em sua carreira na instituição, onde acumula 38 anos como funcionário, já ocupou as funções de chefe de seção rural e chefe de setor operacional, ambas em Propriá (SE), orientador de crédito da Central de Análise de Aracaju (SE), gerente de negócios das agências de Aracaju Siqueira Campos (SE) e Aracaju Centro (SE), gerente geral das agências do BNB em Laranjeiras (SE), Boquim (SE), Itabaiana (SE), Aracaju Centro, além de superintendente estadual do BNB em Alagoas. Natural de Propriá (SE), economista graduado pela Universidade Federal de Sergipe, com pós-graduação em Gestão Financeira pela Universidade Tiradentes. Possui certificação de CPA-10 e CPA-20, ambas outorgadas pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (AMBIMA). Participou de vários cursos junto à Fundação Dom Cabral (FDC) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de participar do Fórum Mundial de Estratégias (HSM Expomanagement) em São Paulo durante alguns anos. Graduação: Bacharel em Ciências Econômicas – Economista graduado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pós-graduação: Especialista em Gestão Financeira pela Universidade Tiradentes (Unit). Certificações Profissionais ANBIMA (CPA-10 e CPA-20), ambas outorgadas pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (AMBIMA).
Marcel de Oliveira Franco Alvarenga é graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, Pós-graduado em Direito Empresarial e Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas, Mestrando em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza. É advogado concursado do Banco do Nordeste desde 2002, tendo exercido a gerência da Central de Consultoria Jurídica das Agências, do Ambiente de Assessoria Jurídica na Concessão e Administração de Crédito, do Ambiente de Contencioso Jurídico e do Ambiente de Privacidade de Dados e de Diretrizes de Relacionamento com Clientes, atuando como Encarregado de Proteção de Dados Pessoais (DPO) no período de setembro de 2020 a abril de 2023, possuindo as certificações de Data Protection Officer e Lead Implementer da Gestão da Privacidade da Informação, baseado na ABNT NBR ISO/IEC 27701.