ESTRUTURA PRODUTIVA DO RIO GRANDE DO NORTE: ESTIMATIVAS A PARTIR DE MATRIZES INSUMO-PRODUTO PARA OS ANOS DE 2010 E 2015

Autores

  • Joelson Oliveira Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Josué Pedro André Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fabrício Pitombo Leite Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2020.1093

Palavras-chave:

Análise Insumo-Produto, Estrutura Produtiva, Rio Grande do Norte.

Resumo

Este trabalho visa caracterizar a estrutura produtiva do estado do Rio Grande do Norte para os anos de 2010 e 2015 por meio da estimação de algumas matrizes comuns à abordagem insumo-produto. Para tanto, estima-se a matriz de consumo intermediário e, a partir disso, as matrizes de coeficientes técnicos e a inversa de Leontief. As matrizes estaduais estimadas permitiram comparações com o nível nacional e conclusões acerca das interligações entre atividades presentes no estado. Da análise empreendida verifica-se que: i) atividade-chave com o maior multiplicador de produção, em 2010, para o RN, é a atividade de Alimentos; ii) em 2015, pelo mesmo critério, a atividade-chave para o estado é a Fabricação de Produtos do Fumo; iii) observa-se um peso desproporcional da administração pública, pelo método de extração hipotética constatou-se que essa seria a atividade-chave para o estado. Ademais, a comparação da estrutura produtiva estadual com a nacional revela o caráter pouco encadeado da indústria do RN. Logo, os efeitos de transbordamento do crescimento para o estado, provenientes de aumentos na demanda final nacional pelas atividades com elevadas ligações para trás pouco afetariam a produção norte-rio-grandense.

Biografia do Autor

Joelson Oliveira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Ciências Econômicas e Mestrando em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPECO/UFRN).

Josué Pedro André Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Fabrício Pitombo Leite, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Professor adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Downloads

Publicado

2020-06-17

Como Citar

Santos, J. O., Costa, J. P. A., & Leite, F. P. (2020). ESTRUTURA PRODUTIVA DO RIO GRANDE DO NORTE: ESTIMATIVAS A PARTIR DE MATRIZES INSUMO-PRODUTO PARA OS ANOS DE 2010 E 2015. Revista Econômica Do Nordeste, 51(2), 117–136. https://doi.org/10.61673/ren.2020.1093

Edição

Seção

Artigos