Sobre a Revista

Foco e Escopo

A REN é uma publicação trimestral aberta a edições especiais temáticas. É mantida pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste – ETENE e patrocinada pelo Banco do Nordeste do Brasil desde sua criação em 1969. Divulga trabalhos originais de cunho técnico-científico (escritos em português, inglês ou espanhol) resultantes de pesquisas que concorram para a constituição de uma base de informações acerca do desenvolvimento regional e contribuam para a qualificação e a formação de uma consciência crítica em torno dessa temática.

Os textos submetidos à REN devem ser originais, com solidez metodológica e relevantes do ponto de vista científico. Devem divulgar resultados de pesquisa, utilizar dados confiáveis, fontes atualizadas e estar em conformidade com padrões éticos de pesquisa. Podem ser apresentados em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. À REN é facultada a decisão de também publicar a tradução dos artigos (português), na versão impressa da Revista, sem ônus para o(s) autor(es).

A revista dispõe das seguintes seções: artigos científicos, revisões de literatura, comunicações, bancos de ideias e resenhas. 

Processo de Avaliação pelos Pares

Preliminarmente, todos os trabalhos são avaliados pelo corpo de editores científicos para verificar o seu potencial de publicação, os aspectos formais e a sua compatibilidade com a orientação editorial da Revista (efetivas contribuições com o tema Desenvolvimento Regional e para literatura científica "de fronteira"; originalidade; coerência científica e metodológica; potencial de citações em periódicos especializados; linguagem culta). Não atendendo a estes requisitos preliminares, o texto será devolvido ao(s) autor(es).  As seções compostas por revisões de literatura, comunicações, banco de ideias e resenhas são avaliadas pelo Comitê Editorial e eventuais avaliadores convidados. Na seção artigos científicos, vencida a etapa supracitada, os trabalhos submetidos seguem no processo de avaliação, conforme abaixo:

1)   Avaliação por pares (três consultores especialistas Ad hoc) pertencentes ao quadro permanente da Revista ou convidados pelo Comitê Editorial. O Comitê disponibilizará o artigo no sistema eletrônico para avaliação cega (blind review).

2)   A etapa seguinte compreende a deliberação do Comitê Editorial, de forma independente, final e definitiva, após emissão de parecer dos consultores Ad hoc.

Nota: a opinião dos revisores é de caráter instruntivo-técnico aos Editores da REN, facultado a estes últimos, a decisão sobre o arquivamento ou publicação dos artigos em tramitação. Portanto, ao submeter artigo(s) na REN, o(s) autor(es) aceita(m) a Política de avaliação da REN.

Periodicidade

A periodicidade da REN é trimestral. Em casos específicos, o Comitê Editorial poderá decidir pela publicação de edições especiais temáticas. Tais edições devem conter dez artigos, no mínimo, aprovados após submissão ao Processo de Avaliação por Pares ou a convite do Comitê Editorial da Revista.

Política de Acesso Livre

A REN oferece acesso livre (open access) imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Diretrizes para Revisores

A REN utilizará o trabalho de revisores (consultores Ad hoc) convidados pelo Comitê Editorial. Os revisores são especialistas reconhecidos pela produção científica (base Lattes do CNPq) que exercem o papel de avaliar os trabalhos submetidos. Os revisores permanentes deverão contar com título mínimo de doutorado. Excepcionalmente, para emissão de pareceres avulsos, o Editor Executivo poderá convidar graduados ou mestres, desde que reconhecidos pelo conhecimento sobre o assunto e limitado a 1 (um) especialista por artigo. O trabalho dos revisores é voluntário e não remunerado. 
 

Prezado revisor, respeitosamente, vimos orientá-lo que a Revista Econômica do Nordeste - REN tem como objetivo publicar artigos de qualidade no sentido de ser citada e lida sistematicamente pela sociedade. Então, os artigos devem ser originais, que não estejam publicados noutros periódicos, que não sejam redundantes nos meios, por exemplo, modelos matemáticos complexos que atestem o "óbvio" ou que sejam replicados para vários fins em artigos diversos não devem ser aceitos. Ademais:

  1. Cabe a responsabilidade de manter a qualidade intrínseca de cada trabalho publicado na REN, sem abrir mão do sigilo e do respeito ético aos autores;
  2. No último número de cada volume da Revista (out./dez, n. 4) constará uma relação dos nomes dos consultores que emitiram parecer sobre artigos submetidos durante aquele ano;
  3. Serão excluídos do quadro da REN os consultores cuja soma das faltas consecutivas, não justificadas, na emissão de parecer sobre artigos aceitos para análise, seja superior 3 (três);
  4. O prazo estipulado para retorno dos revisores, sobre a disponibilidade para avaliação de artigos, é de 30 (trinta) dias, a partir da data do convite.

Histórico do periódico

  1. A REN é uma publicação periódica criada em 1969, editada pelo Escritório Técnico de Estudos do Nordeste - ETENE, órgão do Banco do Nordeste do Brasil S.A., contribuindo para  a qualificação dos recursos humanos da Região Nordeste e concorrendo para a constituição de base de informações acerca da temática do desenvolvimento regional.