DETERMINANTES DA CONCENTRAÇÃO GEOGRÁFICA INDUSTRIAL NO BRASIL

Autores

  • André Luiz Ferreira e Silva Programa de Pós-Graduação em Economia/Universidade Federal do Pará (PPGE/UFPA)
  • Marcelo Bentes Diniz Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2019.1105

Palavras-chave:

Concentração geográfica industrial, Externalidades Marshallianas, Aglomerações.

Resumo

Com base no índice Ellison-Glaeser, calculado para 30 atividades da indústria de transformação brasileira, o artigo analisa fatores determinantes da concentração geográfica industrial no Brasil (2010-2015). Os testes econométricos mostraram que: (1) as importações bens intermediários, quando combinadas às tecnologias insumo-produto, além de complementar a produção industrial, atuam reforçando a concentração geográfica das 30 atividades pesquisadas; (2) a localização industrial é fortemente dependente de um mercado de trabalho amplo e especializado, corroborando com a teoria labor pooling; (3) não há evidência suficiente capaz de rastrear o poder de localização dos spillovers tecnológicos; (4) economias de escala configuram importantes fontes de retornos crescentes e contribuem com a expansão das aglomerações industriais.

Biografia do Autor

André Luiz Ferreira e Silva, Programa de Pós-Graduação em Economia/Universidade Federal do Pará (PPGE/UFPA)

André Luiz Ferreira e Silva é Professor Adjunto I do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (ICSA/UFPA), onde atua na graduação e pós-graduação nas faculdades de Administração (FAAD) e Economia (FACECON), ministrando disciplinas na área de Economia, com ênfase em métodos quantitativos aplicados. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade da Amazônia (2004), Mestrado (2009) e Doutorado (2017) em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Pará.

Marcelo Bentes Diniz, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Pará (1993), mestrado no Curso de Pós-Graduação em Economia - CAEN pela Universidade Federal do Ceará, com concentração em Teoria Econômica (1997), doutorado também no Curso de Pós-Graduação em Economia - CAEN pela Universidade Federal do Ceará (2005), com concentração em Desenvolvimento Econômico e Regional e Pós-Doutorado na University of Florida (2015). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdade e pobreza, Amazônia, valoração do meio ambiente, indústria brasileira, competitivida e desenvolvimento local.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Silva, A. L. F. e, & Diniz, M. B. (2019). DETERMINANTES DA CONCENTRAÇÃO GEOGRÁFICA INDUSTRIAL NO BRASIL. Revista Econômica Do Nordeste, 50(4), 163–182. https://doi.org/10.61673/ren.2019.1105

Edição

Seção

Artigos