O FUNDO CONSTITUCIONAL DO NORTE (FNO) E O DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO TOCANTINS (2006-2016)

Autores

  • Ana Lucia Medeiros Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0001-5833-3586
  • JAQUELINE BARBOSA QUIRINO Universidade Federal do Tocantins
  • Claudomiro Moura Gomes Andre Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2021.1142

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional, Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), Municípios.

Resumo

O Fundo Constitucional de Financiamento do Norte é considerado um dos principais instrumentos financeiros de execução da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e tem como objetivo fomentar as atividades produtivas da região Norte, contribuindo para a promoção de desenvolvimento econômico e social pela liberação de créditos destinados, prioritariamente, aos estados e municípios com baixo dinamismo econômico. Este trabalho tem como objetivo estudar os investimentos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e as suas associações com o desenvolvimento dos municípios do Tocantins. Nesse intuito, foram utilizados dados do Produto Interno Bruto (PIB), empregos formais, Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e seu componente Emprego&Renda (IFDMer), população e os valores investidos pelo  FNO nos municípios do Tocantins. A metodologia adotada foi quantitativa, com a aplicação de uma matriz de correlação linear para mostrar a associação entre as variáveis, tendo sido calculado, além dessa técnica, o índice de Gini para mostrar a desigualdade na distribuição do PIB e dos investimentos do Fundo Constitucional do Norte nos municípios. Considerando os indicadores de correlação, foi possível comprovar a existência de associação entre o FNO e o desenvolvimento dos municípios do Tocantins, mesmo sendo essa associação de baixa magnitude.

Biografia do Autor

Ana Lucia Medeiros, Universidade Federal do Tocantins

Professora associada I da Universidade Federal do Tocantins

Docente do Curso de Ciências Econômicas e do programa de pós-graduação em desenvolvimento regional da Universidade Federal do Tocantins. 

Tem graduação e mestrado em Economia pela UFPB e doutorado em administração de empresas pela Universidade Mackenzie/SP.

JAQUELINE BARBOSA QUIRINO, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Tocantins

Claudomiro Moura Gomes Andre, Universidade Federal do Tocantins

Professor do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Tocantins

Downloads

Publicado

2021-07-07

Como Citar

Medeiros, A. L., QUIRINO, J. B., & Andre, C. M. G. (2021). O FUNDO CONSTITUCIONAL DO NORTE (FNO) E O DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO TOCANTINS (2006-2016). Revista Econômica Do Nordeste, 52(2), 63–80. https://doi.org/10.61673/ren.2021.1142

Edição

Seção

Artigos