AGÊNCIAS, TÉCNICAS, CUSTOS E OFERTA DE ÁGUA EM COMUNIDADES RURAIS DE JANUÁRIA, SEMIÁRIDO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Gildarly Costa da Cruz Universidade Federal de Minas Gerais/Instituto de Ciências Agrárias - UFMG/ICA https://orcid.org/0000-0003-1297-8076
  • Eduardo Magalhães Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais/Instituto de Ciências Agrárias - UFMG/ICA
  • Thiago Rodrigo De Paula Assis Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Vanessa Marzano Araújo Universidade Federal de Minas Gerais/Instituto de Ciências Agrárias - UFMG/ICA
  • Ana Jacqueline Sales Santos Universidade Federal de Minas Gerais/Instituto de Ciências Agrárias - UFMG/ICA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2022.1150

Palavras-chave:

agricultura familiar, Semiárido, programas públicos

Resumo

No Semiárido do Norte de Minas Gerais, no Alto-Médio rio São Francisco, os “gerais” são chapadões arenosos de vegetação de porte baixo e veredas, marcado por baixa precipitação, altas temperaturas, regimes de chuvas irregulares e secas frequentes. Este artigo analisa a dinâmica das secas em duas comunidades rurais dos gerais, identificando as agências que mediam a oferta de água, as técnicas empregadas no abastecimento e estimando os custos com provimento de água. Para alcançar esses resultados foram feitas consultas a documentos, entrevistas, medições de consumo e observações de campo no período 2017/2019, em estações secas e chuvosas. O artigo mostra que, apesar de anos seguidos de secas e “veranicos” prolongados, o arranjo para abastecimento doméstico baseado na combinação poço artesiano / cisterna de placa assegura à população rural níveis satisfatórios de consumo de água. No entanto, o arranjo não assegura água no longo prazo e há necessidade de ações sistemáticas das agências estatais e da sociedade civil especializadas em abastecimento de água.

Biografia do Autor

Gildarly Costa da Cruz, Universidade Federal de Minas Gerais/Instituto de Ciências Agrárias - UFMG/ICA

Graduado em Tecnologia de Irrigação e Drenagem (2009), Engenharia Agrícola e Ambiental (2016), ambos pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG - Campus Januária. Mestre em Sociedade Ambiente e Território (2018) pela UFMG/UNIMONTES, onde atua no Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar Justino Obers (Núcleo PPJ/UFMG).

Eduardo Magalhães Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais/Instituto de Ciências Agrárias - UFMG/ICA

raduado em Economia pela UFMG (1979), mestre (1986) e doutor (1997) em História pela Unicamp. Professor titular do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, onde leciona desde 2009 em cursos de graduação e pós-graduação.

Thiago Rodrigo De Paula Assis, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2002), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2005) e doutorado em ciências sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras, coordenador do Núcleo de Estudos Multidisciplinares em Agroecologia e Agricultura Familiar e pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar Justino Obers.

Vanessa Marzano Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais/Instituto de Ciências Agrárias - UFMG/ICA

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2003), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2007) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Ana Jacqueline Sales Santos, Universidade Federal de Minas Gerais/Instituto de Ciências Agrárias - UFMG/ICA

Graduada em Geografia licenciatura pela Universidade Estadual de Montes Claros (2004) e Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Mestre em Sociedade, Ambiente e Território pela ICA/UFMG e Unimontes.

Downloads

Publicado

2022-08-04

Como Citar

Costa da Cruz, G., Magalhães Ribeiro, E., De Paula Assis, T. R., Marzano Araújo, V., & Sales Santos, A. J. (2022). AGÊNCIAS, TÉCNICAS, CUSTOS E OFERTA DE ÁGUA EM COMUNIDADES RURAIS DE JANUÁRIA, SEMIÁRIDO DE MINAS GERAIS. Revista Econômica Do Nordeste, 53(2), 41–57. https://doi.org/10.61673/ren.2022.1150

Edição

Seção

Artigos