A AGRICULTURA FAMILIAR E SUA INTERAÇÃO COM O TERRITÓRIO DA COSTA OESTE PARANAENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2021.1217

Palavras-chave:

Perspectivas. Dinâmica territorial. Organização social.

Resumo

O objetivo do estudo é identificar as características de unidades familiares de produção localizadas na região da Costa Oeste do Paraná, principalmente em relação aos seus vínculos sociais com o território, justificando-se pela investigação de possíveis efeitos e resultados influenciados pela dinâmica territorial e na realidade local de seus vários atores. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa. As informações de 200 unidades de agricultura familiar foram extraídas do banco de dados e relatórios do “Projeto de Agricultura Orgânica na BP3”, trabalho conduzido e desenvolvido pela Biolabore - Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná, em conjunto com a Itaipu Binacional. Identificou-se preliminarmente a necessidade de reflexão sobre perspectivas de sucessores. As unidades apresentam em relação a mão de obra características próprias da agricultura familiar, onde a maioria trabalha sem contratação externa, operacionalizando as atividades agrícolas somente com os entes familiares. Sua maioria possui renda extra agrícola e apresentam pluriatividade, demonstrando que o trabalho e renda não necessariamente estão somente relacionados a atividade e a propriedade, mas sim às demais oportunidades geradas no território, apresentam organização e interação social, predominantemente com entidades religiosas, cooperativas e associações.

Biografia do Autor

Valdir Serafim Jr, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bacharel em Ciências Contábeis, Professor do Curso de Ciências Contábeis da Unioeste - Campus de Foz do Iguaçu, Mestre pelo PPGDRS - Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste - Campus de Marechal Cândido Rondon, Doutorando no PPGDRS - Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste - Campus de Marechal Cândido Rondon.

Adriana Maria de Grandi, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1996), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Atualmente é professora Associado A da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Pré-Processamento de Produtos Agrícolas e é professora do Curso de mestrado e doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste

Fabiola Graciele Besen, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora Assistente no Curso de Ciências Contábeis na Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008) e graduação em Letras Português pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005). Possui especialização lato sensu - MBA em Administração Financeira, Contábil e Controladoria. Mestre em Extensão Inovadora e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste - Campus de Marechal Cândido Rondon (2016). Doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável.

Juarez Bortolanza, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon (1991), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) , doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) Pós-Doutorado em Administração (Gestão Universitária) (2017). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Sandra Maria Coltre, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Administração. Especialista em Educação Brasileira, Mestra em Administração e Doutora em Engenharia de Produção. Cargos Ocupados: Pró Reitora de Administração, Assessora do Grupo de Planejamento e Controle, Chefe de divisão Avaliação de Desempenho, Coordenação de curso e de estágio, Presidente da CPA Setorial, avaliadora ad hoc do INEP. Perita da SETI. Professora na graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado. Membro do GEOS - Grupo de Estudos em Organizações Sociais. Docente da UNATI - Universidade da Terceira Idade.

Downloads

Publicado

2021-07-07

Como Citar

Serafim Jr, V., de Grandi, A. M., Besen, F. G., Bortolanza, J., & Coltre, S. M. (2021). A AGRICULTURA FAMILIAR E SUA INTERAÇÃO COM O TERRITÓRIO DA COSTA OESTE PARANAENSE. Revista Econômica Do Nordeste, 52(2), 139–154. https://doi.org/10.61673/ren.2021.1217

Edição

Seção

Artigos