AGRICULTURA FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO RURAL EM ALAGOAS: UM OLHAR A PARTIR DO CENSO AGROPECUÁRIO DE 2017

Autores

  • Luciano Celso Brandão Guerreiro Barbosa Universidade Federal de Alagoas, Unidade Santana do Ipanema - Campus Sertão
  • Tatiana Frey Biehl Brandão Universidade Federal de Alagoas, Campus Sertão

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2020.1269

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Diversificação Produtiva, Desenvolvimento Rural, Alagoas

Resumo

O presente artigo apresenta o perfil socioeconômico da agricultura familiar alagoana, a partir das informações constantes do Censo Agropecuário de 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), observando algumas questões que envolvem a atual dinâmica de desenvolvimento pensada para o rural brasileiro. O trabalho foi construído a partir de informações quantitativas e fez uma análise exploratória acerca do cenário da agricultura familiar no Estado de Alagoas, correlacionando com referenciais teóricos sobre desenvolvimento rural. As informações quantitativas foram obtidas do Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA). Chegou-se à conclusão de que a agricultura familiar alagoana passa por um processo de reorganização produtiva e que dialoga com problemáticas que envolvem as discussões e ações inerentes ao processo de desenvolvimento rural que vem ocorrendo no Brasil pós-anos 2000. Grande parte disso advém do enfraquecimento do setor produtivo canavieiro alagoano que tem demandado dos atores produtivos novos rumos para o desenvolvimento rural e para a reprodução socioeconômica da agricultura familiar.

Biografia do Autor

Luciano Celso Brandão Guerreiro Barbosa, Universidade Federal de Alagoas, Unidade Santana do Ipanema - Campus Sertão

Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Alagoas, Unidade Santana do Ipanema - Campus Sertão, na área de estudo: Desenvolvimento e Meio Ambiente. Pós-Doutor em Sociologia pelo PPGS/UFPR (2015). Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pelo PPGMADE/UFPR (2013). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede Prodema/UFAL (2007). Graduado em Ciências Econômicas pela FEAC/UFAL (2002). Líder do Grupo de Pesquisa: Centro de Estudo sobre Ecodesenvolvimento, Ruralidades e Gestão (Campus do Sertão/UFAL). Pesquisador nos Grupo de Pesquisa: Centro de Estudos Rurais do Paraná (PPGS/UFPR), Grupo de Estudos e Extensão em Ciências Agrárias e Sociais de Alagoas - GECASA (CECA/UFAL) e Grupo Caatinga (Uneal). Atua nas seguintes temáticas: Desenvolvimento, Ecodesenvolvimento, Desenvolvimento Rural Sustentável, Gestão Territorial, Economia Solidária, Economia Ecológica, Ruralidades, Pluriatividade, Multifuncionalidade, Agricultura Sustentável, Agroecologia e Reprodução Socioeconômica e Convivência com o Semiárido.

Tatiana Frey Biehl Brandão, Universidade Federal de Alagoas, Campus Sertão

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas (2005), especialização em Auditoria e Perícia Contábil pela Faculdade Maurício de Nassau (2007) , mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Atualmente é doutoranda em Engenharia Agrícola na Universidade Estadual de Campinas e professora assistente (DE) da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Informação Contábil para Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: agroecologia, mulheres, associativismo, gestão e pluriatividade.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Barbosa, L. C. B. G., & Brandão, T. F. B. (2020). AGRICULTURA FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO RURAL EM ALAGOAS: UM OLHAR A PARTIR DO CENSO AGROPECUÁRIO DE 2017. Revista Econômica Do Nordeste, 51(Suplemento Especial), 173–194. https://doi.org/10.61673/ren.2020.1269