Análise de possíveis evidências entre o acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e renda, considerando aspectos da comercialização e consumo dos agricultores

Natália Thaynã Farias Cavalcanti, Marta Cristina Marjotta-Maistro, Lilian Maluf de Lima

Resumo


O PAA objetiva incentivar a agricultura familiar para o acesso à alimentação e às redes de comercialização. Este artigo tem o objetivo de analisar possíveis evidências entre o acesso ao Programa e a renda dos agricultores. Dados primários foram coletados em agosto-outubro/ 2015 e janeiro/2016, em Monteiro, Paraíba, com 55 agricultores. Utilizou-se o teste de Wilcoxon para amostras independentes, para avaliar se há diferença nas rendas dos produtores entrevistados, quando: 1) Produtores que consomem produtos agroecológicos antes do PAA vs os que não consomem; 2) Produtores que consomem outros alimentos após o PAA vs os que não consomem; 3) Produtores que vendem seus produtos para canais curtos de comercialização vs os que não vendem, 4) Produtores que vendem seus produtos para canais longos de comercialização  vs os que não vendem. Para as situações 2 e 3, observou-se evidencias de igualdade nas rendas; para as demais situações observou-se que a renda se apresentou maior para os grupos de produtores que consomem agroecológicos antes do PAA e para os produtores que vendem seus produtos para canais longos. Sugere-se estudos que considerem outras variáveis de aspecto econômico e social para, assim, poder se ter um panorama mais completo e abrangente de possíveis relações.

Palavras-chave


Mercado Institucional; Agricultura Familiar, Agroecológico

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