Análise de um índice Fuzzy de aceitação potencial da política de ações afirmativas do Brasil (2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2021.1286

Palavras-chave:

Desigualdades sociais. Política de cotas. Conjuntos nebulosos.

Resumo

A despeito das primeiras experiências em ações afirmativas raciais (AAR) no Brasil completarem mais de dez anos de existência, seus alcances continuam alvo de contestação social. À luz da teoria institucional e do pilar cognitivo das instituições, o presente estudo dedica-se a analisar o potencial de aceitação da política de AAR no Brasil. Através da operacionalização de sistemas de inferência fuzzy, foi estimado um índice, composto por indicadores que fazem menção aos principais argumentos em crítica à política de cotas: ao perfil de renda dos estudantes ingressantes via ações afirmativas raciais, ao tempo de duração da graduação desses estudantes e ao desempenho dos mesmos no Enade. Foram utilizados microdados do Enade de 2017, com 5.123 observações válidas para estudantes cotistas e 257.928 para estudantes não-cotistas. Os resultados evidenciaram alto potencial de aceitação da política no país, cujo IAPPAF foi de 70,83. Mesmo com o IAPPAF alto, esforços setoriais devem ser realizados, de forma a contribuir para a legitimação da política enquanto componente da rede de proteção social no país.

Biografia do Autor

Priscila Soares dos Santos, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Economia Aplicada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo.

Sibele Vasconcelos de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento e do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria.

Lázaro Cézar Dias, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Economia e Desenvolvimento na Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Santos, P. S. dos, Oliveira, S. V. de, & Dias, L. C. (2021). Análise de um índice Fuzzy de aceitação potencial da política de ações afirmativas do Brasil (2017). Revista Econômica Do Nordeste, 52(4), 104–120. https://doi.org/10.61673/ren.2021.1286

Edição

Seção

Artigos