INCENTIVOS À INOVAÇÃO DE FORMA DESCENTRALIZADA: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE EMPRESAS BENEFICIADAS EM SERGIPE

Autores

  • Vanusa Maria de Souza Rito Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • José Ricardo de Santana Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Márcia Siqueira Rapini Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG)
  • Lindomayara França Ferreira Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2022.1321

Palavras-chave:

Micro e pequenas empresas, Subvenção econômica, Pappe integração, Tecnova.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar os resultados das atividades inovativas nas empresas beneficiadas pelo Programa de Inovação nas Empresas Sergipanas (Inova-Se), viabilizado por meio de editais de subvenção econômica lançados pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/Se), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), nos anos de 2010, 2012 e 2013. Para cumprir com o objetivo proposto, realizou-se a pesquisa bibliográfica e documental e a análise de dados primários, obtidos por meio de questionários aplicados nas 18 empresas beneficiadas pelo Inova-Se, no período de 2016 a 2018. Os dados coletados possibilitaram identificar e avaliar as contribuições do programa ao desenvolvimento das empresas sergipanas. Os resultados mostram a evolução dessas empresas no cenário tecnológico do Estado, revelando a importância do programa para alavancar a inovação local, além de indicar efeitos similares àqueles obtidos em empresas que receberam recursos de subvenção econômica em outros Estados do país.

Biografia do Autor

Vanusa Maria de Souza Rito, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestra e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual da Universidade Federal de Sergipe (PPGPI/UFS)

Downloads

Publicado

2022-04-13

Como Citar

Rito, V. M. de S., Santana, J. R. de, Rapini, M. S., & Ferreira, L. F. (2022). INCENTIVOS À INOVAÇÃO DE FORMA DESCENTRALIZADA: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE EMPRESAS BENEFICIADAS EM SERGIPE. Revista Econômica Do Nordeste, 53(1), 105–123. https://doi.org/10.61673/ren.2022.1321

Edição

Seção

Artigos