Políticas Públicas de Benefícios Fiscais no Nordeste às Centrais de Distribuição e ao Comércio Atacadista: um Estudo Comparativo, na Ótica do Empresário, Entre os Estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba

Autores

  • José Pontes de Barros Júnior Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Igor Ézio Maciel Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Ecio de Farias Costa Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2011.143

Palavras-chave:

Custos Tributários. Centrais de Distribuição. Comércio Atacadista. Benefícios Fiscais. Planejamento Tributário.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo verificar os menores custos tributários para se colocar em operação uma empresa nos segmentos das Centrais de Distribuição e Comércio Atacadista nos Estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco. Para tanto, foi realizado um estudo da legislação vigente aplicada aos estados e de bibliografia concernentes à temática dos incentivos fiscais. Procura-se dar ênfase à estrutura de benefícios fiscais estaduais mais interessantes, identificando em qual dos estados o empreendedor estaria motivado a instalar-se, tendo em vista esta forma de atração promovida pelo poder público.

Biografia do Autor

José Pontes de Barros Júnior, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorando em Ciência Política (UFPE, 2010), com Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, 2009. Atualmente é Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda da Paraíba (2006), Especializado em Auditoria de Combustíveis pela Agência Nacional de Petróleo (ANP,2008). Possui larga experiência em Tributação de Empresas no Nordeste , Benefícios Fiscais concernentes aos Estados de AL,PB,PE e RN e aproximação com temas em Economia Política. 

Igor Ézio Maciel Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco com período sanduíche na University of Illinois at Urbana-Champaign. Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Atua, principalmente, na área de Macroeconomia Aplicada, estudando os efeitos e canais de transmissão das políticas monetária e fiscal por meio de modelos VAR e DSGE. 

Ecio de Farias Costa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), M.S. em Agricultural and Applied Economics - University of Georgia (1998) e Ph.D. em Agricultural and Applied Economics - University of Georgia (2001). Pós-Doutorado em Economia Agrícola pela University of Georgia (2002). Atualmente é Professor Associado I da Graduação e Pós-graduação em Economia (PIMES) da Universidade Federal de Pernambuco e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível II. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio; Política Comercial; Agronegócios; Viabilidade Econômico-Financeira; Matriz de Insumo-produto; Desenvolvimento Econômico e Economia Regional. Consultor do BNB - Banco do Nordeste do Brasil, BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Atua principalmente nos seguintes temas: Agronegócios no Nordeste, Fruticultura Irrigada, Comércio Internacional do Nordeste, Relações de Insumo-Produto de Pernambuco. Autor de mais de 50 artigos científicos e apresentador de mais de 200 artigos em congressos nacionais e internacionais. Orientador de Alunos de Mestrado e Doutorado. 

Downloads

Publicado

2016-06-08

Como Citar

de Barros Júnior, J. P., Silva, I. Ézio M., & Costa, E. de F. (2016). Políticas Públicas de Benefícios Fiscais no Nordeste às Centrais de Distribuição e ao Comércio Atacadista: um Estudo Comparativo, na Ótica do Empresário, Entre os Estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba. Revista Econômica Do Nordeste, 42(1), 49–66. https://doi.org/10.61673/ren.2011.143

Edição

Seção

Artigos