Eficiência técnica e de escala do sistema único de saúde nos municípios do Nordeste brasileiro

Autores

  • Wescley de Freitas Barbosa Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Eliane Pinheiro de Sousa Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2015.193

Palavras-chave:

Eficiência Técnica, Eficiência de Escala, DEA, Sistema Único de Saúde.

Resumo

Este estudo determina os escores de eficiência técnica e de escala do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS) nos municípios do Nordeste brasileiro. Para atender a esse objetivo proposto, empregou-se o modelo de Análise Envoltória de Dados (DEA) para 1.790 municípios do Nordeste, agrupados pelo Ministério da Saúde por meio do método de Clusters em seis grupos com características socioeconômicas, condições sociais e estruturas do sistema de saúde do município homogêneas. Utilizaram-se dados secundários obtidos pelo Portal da Saúde, pelo Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) e pelo Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil (CNES), disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Os resultados indicam que os municípios nordestinos com maiores índices referentes às especificidades e diferenças socioeconômicas (IDSE), às condições sociais (ICS) e à estrutura do sistema de saúde do município (IESSM) apresentaram, em média, os melhores escores de eficiência técnica e de escala do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS) nos municípios do Nordeste brasileiro.

Biografia do Autor

Wescley de Freitas Barbosa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorando em Economia pelo Centro de Aperfeiçoamento de Economistas do Nordeste (CAEN) na Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Mestrado em Economia pelo CAEN-UFC e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Bem-Estar Social e Métodos Quantitativos em Economia.

Eliane Pinheiro de Sousa, Universidade Regional do Cariri - URCA

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1998), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2002), Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2010) e Pós-Doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA). 

Downloads

Publicado

2018-02-23

Como Citar

Barbosa, W. de F., & de Sousa, E. P. (2018). Eficiência técnica e de escala do sistema único de saúde nos municípios do Nordeste brasileiro. Revista Econômica Do Nordeste, 46(3), 99–113. https://doi.org/10.61673/ren.2015.193

Edição

Seção

Artigos