Otimização logística para o transporte multimodal de safras agrícolas no Brasil com foco no corredor Nordeste

Autores

  • José Eduardo Holler Branco Universidade de São Paulo - USP
  • Jose Vicente Caixeta Filho Universidade de São Paulo - USP
  • Augusto Hauber Gameiro Universidade de São Paulo - USP
  • Carlos Eduardo Osório Xavier Universidade de São Paulo - USP
  • Maria Andrade Pinheiro Universidade de São Paulo - USP
  • Warli Anjos de Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.201

Palavras-chave:

Logística. Safras. Multimodalidade. Região Nordeste.

Resumo

Apresenta os principais resultados de projeto de pesquisa cujos objetivos eram a identificação dos entraves à multimodalidade na logística de cargas agrícolas e agroindustriais no Brasil. Em especial, enfoca o chamado Corredor Nordeste. Foi conduzida uma pesquisa de campo com o intuito de estudar o problema sob o ponto de vista dos agentes diretamente envolvidos, especialmente transportadores e embarcadores (usuários dos serviços de transporte). Também foi desenvolvido um modelo matemático de otimização com o objetivo de identificar os efeitos de eventuais projetos de investimento em infraestrutura de transporte visando promover a multimodalidade no referido corredor. Os resultados obtidos permitem uma adequada compreensão do problema da deficiência infraestrutural da multimodalidade. O modelo de otimização − aplicado a um cenário atual e a um futuro (ano de 2015) − pode contribuir para a tomada de decisão de investidores públicos e privados visando corrigir os entraves, conferindo maior eficiência e competitividade para o transporte multimodal. Dessa forma, a pesquisa procura contribuir com reflexões para o desenvolvimento socioeconômico da região Nordeste do Brasil.

Biografia do Autor

José Eduardo Holler Branco, Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), Mestre em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura ?Luiz de Queiroz? (ESALQ/USP) e Graduado em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP. Atualmente é Professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP), Professor convidado do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG) e Analista de Planejamento Sênior do Grupo São Martinho. Possui mais de dez anos de experiência com planejamento, modelagem matemática e otimização de sistemas logísticos, com ênfase em cadeias agroindustriais, e atuou em mais de 30 projetos de pesquisa e extensão na área de Planejamento de Transportes e Logística.

Jose Vicente Caixeta Filho, Universidade de São Paulo - USP

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1984), Mestrado em Economics - University of New England (Austrália, 1989), Doutorado em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1993) e Pós-Doutoramento na Christian-Albrechts Universität zu Kiel (Alemanha, 1994). Atualmente é Professor Titular junto ao Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) da Universidade de São Paulo e Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG). Foi também Diretor da ESALQ no período compreendido entre 2011 e 2014. Sua área de atuação em termos de ensino, pesquisa e extensão é voltada para temas e instrumentais analíticos relacionados à Logística Agroindustrial, com destaque para os trabalhos focados nos seguintes temas: transporte, armazenamento, pesquisa operacional (programação linear e inteira, particularmente).

Augusto Hauber Gameiro, Universidade de São Paulo - USP

Doutor e mestre em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É Professor Associado da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), onde é responsável pelas disciplinas de Economia Aplicada e Sociologia e Extensão, na graduação; e Sistemas de Produção Agroindustrial e Economia da Produção Animal na pós-graduação. Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Produção Animal (FMVZ/USP), no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação na Indústria Animal (FZEA/USP) e no Programa de Pós-Graduação em Agronegócio (EESP/FGV). Coordenador do Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE/FMVZ). Pesquisador convidado do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG/USP). Professor convidado dos cursos de Especialização (MBA) em Gestão Estratégica do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente atua como Scientifique Chercheur e Professeur Invité, Équipe CONCEPTS (CONCilier Environnement et Productions dans les Territoires Agricoles et les Supply Chains), UMR Sciences pour l?Action et le Développement ? Activités, Produits, Territoires (SAD-APT), Institut des Sciences et Industries du Vivant et de l?Environnement (AgroParisTech) / Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), em Paris, França. Foi Professor do curso de Administração de Empresas e Comércio Exterior da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e Professor substituto no Departamento de Zootecnia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP). Trabalhou no Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), na Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/FEA/USP) e no Banco do Brasil.

Carlos Eduardo Osório Xavier, Universidade de São Paulo - USP

Pós-doutorando no Departamento de Economia da Universidade Federal de São Carlos (campus Sorocaba), professor e pesquisador convidado do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG) e professor nos programas de pós-graduação do Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE/USP) e do MBA Economia e Negócios da UFSCar. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2003), mestrado (2008) e doutorado (2014) em Ciências (Economia Aplicada) pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo.

Maria Andrade Pinheiro, Universidade de São Paulo - USP

Analista Econômica da União da industria da cana-de-açúcar (UNICA). Doutora em Ciências (Economia Aplicada) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2004).

Warli Anjos de Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras, UFLA (1981), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras, UFLA (1994) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo, USP (1999). Ingressou na Universidade Federal da Bahia, UFBA, na Escola de Agronomia, como professor de Economia em 1997, onde atuou em ensino, pesquisa e extensão até junho de 2005. Atualmente é professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia , UFRB. Tem experiência em gestão pública, onde atuou como chefe de Departamento de Ciências Sociais Aplicadas à Agricultura da Escola de Agronomia da UFBA, entre 1999 e 2002; foi também coordenador do curso de graduação em Agronomia da UFBA no período de 2002 a 2004, pró-reitor de graduação da UFRB no período de 2006 a 2007 e pró-reitor de planejamento da UFRB no período de 2007 a 2011. Atuou como membro do Conselho Universitário, do Conselho Acadêmico e do Conselho de Curadores da UFRB no período de 2006 a 2011. Atuou como vice-coordenador do Programa Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (Mestrado Profissional ) da UFRB no ano de 2012 e atualmente é coordenador Programa Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (Mestrado Profissional ) da UFRB. Tem experiência e atuação profissional na área de economia e gestão de finanças públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, comercialização, derivativos, mercados futuros, bolsa de futuros, estratégias de hedging, avaliação e gerenciamento de projetos e gestão financeira e orçamentária de organizações públicas. 

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Branco, J. E. H., Caixeta Filho, J. V., Gameiro, A. H., Xavier, C. E. O., Pinheiro, M. A., & de Souza, W. A. (2016). Otimização logística para o transporte multimodal de safras agrícolas no Brasil com foco no corredor Nordeste. Revista Econômica Do Nordeste, 43(1), 67–92. https://doi.org/10.61673/ren.2012.201

Edição

Seção

Artigos