Crédito e crescimento econômico: evidências a partir de um painel de dados regionais para a economia brasileira nos anos 2000

Autores

  • Edileuza Vital Galeano Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Carmem Feijó Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.213

Palavras-chave:

Crédito. Investimento. Crescimento Econômico Regional.

Resumo

Este artigo aborda a relação entre crédito e crescimento econômico sob a ótica regional. Como a distribuição do crédito é muito desigual entre as regiões do país, investiga por meio de um modelo econométrico simples, a relação entre crédito e Produto Interno Bruto (PIB) e crédito e produtividade do trabalho nos anos 2000. Confirma que o crédito destinado às regiões Sul e Sudeste tem um efeito maior sobre o crescimento do PIB e sobre o crescimento da produtividade do trabalho do que para as demais regiões. Estimada também esses efeitos considerando o crédito via Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social(BNDES) e Fundos Constitucionais.

Biografia do Autor

Edileuza Vital Galeano, Universidade Federal Fluminense - UFF

Economista com Doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Especialização em Consultoria Econômica e Financeira de Empresas pela Universidade Estadual de Maringá-UEM e Graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão-Universidade Estadual do Paraná. 

Carmem Feijó, Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Economia da Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Economia - University College London (1988). Ocupou no biênio 2008-2009 a Secretaria Executiva da Associação Nacional de Pós Graduação em Economia (ANPEC); assumiu em setembro de 2011 a função de Coordenadora-adjunta da área de Economia da CAPES (triênio 2010-2013), e em maio de 2012 a Coordenação da área. Desde 2015 é editora dos Cadernos do Desenvolvimento do Centro Internacional Celso Furtado.É membro-eleita do International Statistical Institute (ISI) desde 1998 e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 1992. Trabalhou como pesquisadora no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) até 2003. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Macroeconomia Pós Keynesiana, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento econômico, indústria, produtividade, teoria da firma e estatisticas oficiais. 

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Galeano, E. V., & Feijó, C. (2016). Crédito e crescimento econômico: evidências a partir de um painel de dados regionais para a economia brasileira nos anos 2000. Revista Econômica Do Nordeste, 43(2), 201–220. https://doi.org/10.61673/ren.2012.213

Edição

Seção

Artigos