A previdência rural e sua importância para as famílias pobres no Nordeste: resultados de um estudo de caso no Rio Grande do Norte

Autores

  • Rusiano Paulino de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Joacir Rufino de Aquino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2017.276

Palavras-chave:

Aposentadorias Rurais, Nordeste, Pobreza Rural, Empréstimos Consignados.

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a importância das aposentadorias rurais no município de São Rafael/RN e verificar o seu papel para a reprodução econômica das famílias de beneficiários na localidade. Outro objetivo da pesquisa é estudar o impacto causado pelos empréstimos consignados nos rendimentos dos aposentados rurais do município. O trabalho partiu, inicialmente, do levantamento da bibliografia e de dados estatísticos relacionados ao tema. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo onde foram coletadas informações junto a 90 aposentados rurais da área estudada, entre os meses de maio e junho de 2012. De forma geral, o trabalho conclui que o pagamento regular dos benefícios da Previdência Rural se converteu em um importante fator de sustentação para as famílias pobres do município de São Rafael/RN. Ao receberem o rendimento fixo de um salário mínimo mensal, os domicílios “de” e “com” aposentados rurais se tornaram mais resistentes aos impactos das frequentes secas que vitimam periodicamente às atividades agropecuárias do semiárido potiguar. Esse resultado, contudo, tem sido contrabalançado pela expansão dos empréstimos consignados, cujos serviços comprometem uma parcela da renda do público entrevistado, contribuindo, assim, para a redução do efeito multiplicador gerado pelas transferências previdenciárias na economia local.

Biografia do Autor

Rusiano Paulino de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em economia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008). É especialista em Geo-História do Rio Grande do Norte (2012) E professor substituto do departamento de Economia do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestrando em Estudos Urbanos e Regionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

Joacir Rufino de Aquino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Economista pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000) e Mestre em Economia Rural e Regional pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Atualmente é Professor Adjunto IV na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Assú). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Rural e Regional, atuando nos seguintes temas: agricultura familiar e desenvolvimento rural, avaliação de políticas públicas, financiamento rural, pobreza rural e políticas sociais para o campo, economia do Nordeste semiárido, desenvolvimento econômico e meio ambiente. Participa, como pesquisador, dos seguintes grupos de pesquisa: Gestão do Território e Desenvolvimento Regional (UERN), Desenvolvimento Regional: agricultura e petróleo (UERN), Laboratório de Estudos Rurais (UFRN) e Grupo de Estudos e Pesquisas Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural - GEPAD (UFRGS). 

Downloads

Publicado

2017-09-20

Como Citar

Oliveira, R. P. de, & Aquino, J. R. de. (2017). A previdência rural e sua importância para as famílias pobres no Nordeste: resultados de um estudo de caso no Rio Grande do Norte. Revista Econômica Do Nordeste, 48(1), 115–130. https://doi.org/10.61673/ren.2017.276

Edição

Seção

Artigos