Comércio exterior e dilemas de política pública na economia do Nordeste: um tema persistente na REN

Autores

  • Ana Maria Fontenele Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Maria Cristina Pereira de Melo Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.377

Palavras-chave:

Comércio Externo. Brasil. Região Nordeste.

Resumo

Apresenta uma síntese do movimento do comércio exterior da região Nordeste do Brasil no período 1991 a 2008. Este período é dividido em duas fases: do início da abertura da economia brasileira, nos anos 1990, e a partir do ano 2000. A periodização adotada permite comparação entre duas décadas e a captação da difícil e demorada inserção do Nordeste pósabertura, sua efetivação e seus principais resultados. Os resultados sustentam que a Região, nos anos 2000, ainda continua pouco aberta ao comércio externo e as vendas permanecem concentradas em setores tradicionais na pauta, intensivos em recursos naturais, em energia e de baixo conteúdo tecnológico. Ocorreu mudança quantitativa na pauta exportadora e nas posições relativas entre os setores, consequência do comportamento da demanda de parceiros comerciais como Estados Unidos e China. As exportações dos estados nordestinos revelam simplesmente suas especificidades em recursos naturais e mão-de-obra barata ou foram criadas por via de política pública. Portanto, qualquer estímulo oriundo seja de preço internacional, de demanda ou de incentivo fiscal que venha a alavancar as vendas para o setor externo resulta forçosamente em uma mudança de importância dos setores ou mesmo em uma queda da concentração.

Biografia do Autor

Ana Maria Fontenele, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1975) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1995). É professora adjunta doutora do Departamento de Teoria Econômica da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve projetos na área de Economia, com ênfase em Teoria Geral da Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Região Nordeste, Ceará, comércio exterior, abertura comercial, economia brasileira, economia do setor público, economia e organização industrial, educação e economia da saúde. Foi secretária Municipal de Administração, de Educação e de Saúde, no município de Fortaleza- CE. Foi Assessora Especial no Ministério da Saúde.

Maria Cristina Pereira de Melo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Pós-doutor em Economia pela Université de Paris XIII, doutor em Sciences Economiques pela Université de Paris VIII. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa Região Indústria e Competitividade - RIC (UFC/CNPq). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica, Economia Industrial e Tecnologia atuando principalmente nos seguintes temas: comércio exterior, indústria, tecnologia, Brasil, Nordeste e Ceará.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Fontenele, A. M., & de Melo, M. C. P. (2017). Comércio exterior e dilemas de política pública na economia do Nordeste: um tema persistente na REN. Revista Econômica Do Nordeste, 40(4), 797–820. https://doi.org/10.61673/ren.2009.377

Edição

Seção

Artigos