Competitividade brasileira no comércio internacional de produtos extrativos vegetais

Autores

  • Naisy Silva Soares Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Márcio Lopes da Silva Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2013.393

Palavras-chave:

Vantagem comparativa revelada. Comércio intraindústria. Comércio internacional.

Resumo

Analisa a competitividade brasileira no comércio internacional de produtos extrativos vegetais, de 1990 a 2010. Utiliza os índices vantagem comparativa revelada, taxa de cobertura, comércio intraindústria, índice de abertura do comércio e de contribuição ao saldo comercial. Os resultados obtidos revelam que o Palmito, Castanha de Caju, Castanha-do-pará e Óleo Essencial de Eucalipto foram competitivos no comércio internacional; houve predomínio do comércio interindústria para o Palmito, Castanha de Caju e Castanha-do-pará e do comércio intraindústria para o Tanino e Óleo Essencial de Eucalipto; observa baixo grau de abertura de comércio para os produtos extrativos vegetais brasileiros; e que Palmito, Castanha de Caju e Castanha-do-pará destacam-se na contribuição para o saldo comercial do setor no país.

Biografia do Autor

Naisy Silva Soares, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

É doutora em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa. Possui graduação em Ciências Econômicas e mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, atuando principalmente na área de economia florestal com ênfase em mercados, preços e comercialização. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz, coordenadora do projeto de extensão "Centro de Inteligência do Cacau" e líder do grupo de pesquisa do CNPq "Comercialização, Mercados e Economia Florestal". Editora da Revista Reflexões Econômicas.

Márcio Lopes da Silva, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Engenharia Florestal - Departamento de Engenharia Florestal (1986), mestrado em Ciências Florestal - Departamento de Engenharia Florestal (1990) e doutorado em Ciências Florestal - Departamento de Engenharia Florestal (1996). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Viçosa. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal da UFV de 2009 a 2015. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Economia Florestal, Planejamento Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: análise econômica de projetos, mercado de produtos florestais, gestão de pequenos e médios empreendimentos florestais.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

Soares, N. S., & da Silva, M. L. (2016). Competitividade brasileira no comércio internacional de produtos extrativos vegetais. Revista Econômica Do Nordeste, 44(4), 879–894. https://doi.org/10.61673/ren.2013.393

Edição

Seção

Artigos