Cadeia produtiva da banana: consumo, comercialização e produção no estado de Pernambuco

Autores

  • Marcelo Andrade Bezerra Barros Faculdade Boa Viagem - FBV
  • Geraldo Majella Bezerra Lopes Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA
  • Múcio de Barros Wanderley Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.452

Palavras-chave:

Banana ‘Pacovan’, Consumidor, Varejista, Intermediação.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar aspectos da comercialização da banana na Região Metropolitana de Recife, Pernambuco. Pesquisa as preferências do consumidor, tanto de supermercados como de feiras livres, n a hora de comprar banana, dos varejistas e atacadistas sobre os consumidores de banana. Foram obtidos dados sobre a comercialização da banana nos diversos canais de distribuição e o perfil tecnológico da produção, os canais de comercialização e o tipo de assistência técnica recebida. Foram elaborados os instrumentos de entrevistas para os consumidores; para os varejistas e atacadistas e para os agricultores. Os resultados gerais da pesquisa indicam que a preferência do consumidor é pelas bananas ‘Prata’ e ‘Pacovan’ (Tipo Prata), frutos grandes, sem manchas na casca, em fase de maturação e sem a utilização de aditivos químicos. Já na visão do vendedor, a questão mais importante para o consumidor foi o preço. A margem bruta da comercialização estava em torno de 40%. No caso do produtor, foram detectadas deficiências no manejo, na assistência técnica e no financiamento da produção, além de uma grande dependência dos intermediários que adquirem a banana diretamente na propriedade rural.

Biografia do Autor

Marcelo Andrade Bezerra Barros, Faculdade Boa Viagem - FBV

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997).Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Finanças Públicas. Foi Secretário de Finanças da Prefeitura de Recife, Superintendente Técnico da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ) e Secretário de Finanças da Prefeitura de Ipojuca/PE. Atualmente é Diretor-Presidente da Pernambuco Participações e Investimentos S.A (PERPART). É professor da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Faculdade Boa Viagem (FBV).

Geraldo Majella Bezerra Lopes, Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1980) e doutorado em Agricultural Systems - University of Reading (1990) - UK. Atualmente é pesquisador do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em planejamento e desenvolvimento de sistemas agropecuários, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, prospeccao tecnológica e de cadeias produtivas, pesquisa e desenvolvimento e diagnóstico rural rápido. Membro da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica.

Múcio de Barros Wanderley, Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA

Múcio Wanderley é engenheiro-agrônomo formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, possui mestrado na área de agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo. É pesquisador da Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária - IPA, foi professor da UFRPE e da Universidade Católica de Pernambuco, tendo sido também presidente do IPA e da Emater e diretor da Sudene. Desenvolve atividades de consultoria nas áreas de economia agrícola, de comércio exterio, na elaboração de projetos técnicos e de viabilidade econômico-financeira, entre outros assuntos. Na condição de consultor, prestou ou está prestando serviços ao Pnud, IICA, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos - CGEE e às empresas Sococo S.A. Produtos Alimentícios, Multiconsultoria e Projetec, entre outras organizações. Publicou mais de vinte trabalhos científicos, como autor e como co-autor.

Downloads

Publicado

2017-03-28

Como Citar

Bezerra Barros, M. A., Bezerra Lopes, G. M., & Wanderley, M. de B. (2017). Cadeia produtiva da banana: consumo, comercialização e produção no estado de Pernambuco. Revista Econômica Do Nordeste, 39(1), 84–104. https://doi.org/10.61673/ren.2008.452

Edição

Seção

Artigos