Teste da eficiência do mercado futuro do álcool anidro no Brasil: uma análise de co-integração

Autores

  • Janaina da Silva Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Gisléia Sandrini Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Ricardo Chaves Lima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.457

Palavras-chave:

Eficiência, Mercado Futuro, Álcool Anidro, Johansen.

Resumo

O objetivo deste artigo é testar a eficiência do mercado futuro do álcool anidro no Brasil através da análise de co-integração para preços spot e futuro, utilizando o procedimento de Johansen, para o período de 07 de julho de 2000 a 19 de maio de 2006. Os resultados obtidos mostraram que as séries de preços presente e futuro do álcool anidro são não-estacionárias e integradas de primeira ordem. O teste de Johansen confirma a existência de um vetor de co-integração no modelo analisado e o teste dos parâmetros do modelo não confirmou a hipótese nula de eficiência do mercado. Portanto, chegou-se à conclusão de que o mercado de álcool no Brasil pode não ser considerado eficiente no período estudado.

Biografia do Autor

Janaina da Silva Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Economia (2002) e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Doutora em Economia (2009) pela Universidade Federal de Pernambuco e Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ministra disciplinas na área de Métodos quantitativos, tais como, Economia Matemática, Estatística econômica, Introdução à Econometria, Econometria I e II na graduação e Métodos Quantitativos I e II na pós graduação em Economia. As pesquisas se concentram nas áreas de Métodos quantitativos (Econometria, Econometria de Séries Temporais, Econometria Espacial etc), Economia agrícola e regional, atuando principalmente nos seguintes temas:Integração de Mercados; Açúcar e Álcool; Eficiência de Mercado de commodities agrícolas e Análise espacial.

Gisléia Sandrini Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre em Economia – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Doutoranda em Economia – PIMES-UFPE.

Ricardo Chaves Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1990) e Ph.D em Economia Agrícola pela Universidade do Tennessee, Knoxville, nos Estados Unidos (1994). Atualmente é professor associado IV do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco, e professor convidado do Mestrado em Gestão Global da Universidade de Ciências Aplicadas de Bremen (Hochschule Bremen), na Alemanha. Presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco para o biênio 2016/2018. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e Métodos Quantitativos.

Downloads

Publicado

2017-03-28

Como Citar

Alves, J. da S., Duarte, G. S., & Lima, R. C. (2017). Teste da eficiência do mercado futuro do álcool anidro no Brasil: uma análise de co-integração. Revista Econômica Do Nordeste, 39(1), 173–184. https://doi.org/10.61673/ren.2008.457

Edição

Seção

Artigos