Diferenciação regional da geração de empregos formais no Brasil no quadriênio 2003/2006 no quadriênio 2003/2006

Autores

  • Rafael Cezar Barros Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • João Sabóia Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Lucia Silva Kubrusly Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.462

Palavras-chave:

Emprego Formal, Emprego Regional, Qualidade do Emprego.

Resumo

Faz uma análise dos empregos formais gerados no Brasil no quadriênio 2003/2006. Desenvolve uma discussão sobre o desempenho do mercado de trabalho a partir da década de noventa, quando ocorreram grandes modificações na economia do país. Analisa a geração de empregos no período recente, do ponto de vista das unidades da federação e das mesorregiões brasileiras. Para estas últimas, constrói um índice que permite ordená-las segundo a qualidade do emprego gerado localmente. Os resultados do trabalho mostram que a maior parte do emprego com carteira de trabalho assinada está sendo gerada nas mesorregiões das capitais, estando concentrada, majoritariamente, no setor de serviços e comércio. A indústria está se deslocando para fora dos grandes aglomerados urbanos em direção às cidades no interior, confirmando tendência que já vinha sendo verificada pelo menos desde a década de noventa. Essa desconcentração, entretanto, está ocorrendo principalmente para o interior dos estados mais desenvolvidos, ou seja, no eixo Sul/Sudeste. Outro resultado importante do artigo é a constatação da existência de correlação positiva entre a quantidade e a qualidade do emprego. Em outras palavras, quanto maior o tamanho do mercado de trabalho local, melhor é a qualidade do emprego gerado.

Biografia do Autor

Rafael Cezar Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Economista formado pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ); Mestrando da Universidade de Picardia, França.

João Sabóia, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestrado e doutorado no Departamento de Engenharia Industrial e Pesquisa Operacional da Universidade da California - Berkeley (1973 e 1975) e pós doutorado em economia na Universidade de Paris (1985/1987). Foi professor titular do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), tendo assumido a direção-geral do IE/UFRJ no período 2003/2011. Atualmente é professor emérito da UFRJ. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Estatísticas Econômicas, Economia do Trabalho e Macroeconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, desigualdades sócio-econômicas e indústria brasileira. Recebeu em 2007 o Prêmio Jabuti pela co-organização do melhor livro do ano em economia, administração e negócios "Celso Furtado e o Século XXI". Membro do Comitê Assessor de Economia do CNPq no triênio 2012/2015.

Lucia Silva Kubrusly, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Formou-se em 1974 como Bacharel em Física pela PUC-RJ, fez mestrado e doutorado no Programa de Engenharia de Sistemas da COPPE / UFRJ entre 1979 e 1985, especializando-se em análise estatística multivariada. Trabalhou no Laboratório Nacional de Computação Científica / MCT por aproximadamente 10 anos e desde 1997 é professora do Instituto de Economia da UFRJ. Na sua trajetória como pesquisadora teve oportunidade de desenvolver pesquisas em metodologia de análise de dados e aplicações de métodos estatísticos em diversas áreas, tais como, meio ambiente, educação e saúde pública. Recentemente, tem trabalhado em aplicações na área de mercado de trabalho e economia regional brasileira. E-mail: luciak@centroin.com.br

Downloads

Publicado

2017-03-29

Como Citar

Barros, R. C., Sabóia, J., & Kubrusly, L. S. (2017). Diferenciação regional da geração de empregos formais no Brasil no quadriênio 2003/2006 no quadriênio 2003/2006. Revista Econômica Do Nordeste, 39(2), 328–346. https://doi.org/10.61673/ren.2008.462

Edição

Seção

Artigos