Migração e distribuição de capital humano no Brasil: mobilidade intergeracional educacional e intrageracional de renda

Autores

  • José Luis da Silva Netto Junior Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Sabino da Silva Porto Junior Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Erik Alencar de Figueiredo Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.487

Palavras-chave:

Migrações. Desigualdade. Capital humano. Mobilidade. Splines cúbicas.

Resumo

Objetiva verificar as relações entre a migração e desigualdade de capital humano, assim como suas repercussões no tocante à mobilidade intergeracional educacional e intrageracional de renda. Constrói matrizes de transição educacionais intergeracionais de famílias com pessoas de referência migrantes correspondentes ao ano de 2000 e matrizes markovianas de transição de renda de indivíduos migrantes referentes ao período de 1995 a 2005. Os resultados sugerem uma relação inversa entre saldo migratório, ponderado pela população residente, e desigualdade de capital humano entre os Estados brasileiros. As famílias migrantes com pessoas de referência com baixa escolaridade têm uma menor influência em relação à trajetória educacional dos filhos que os equivalentes, nas áreas de origem. Em linhas gerais, os migrantes apresentam uma maior mobilidade de renda que os não-migrantes tanto em relação às áreas de destino quanto às de origem.

Biografia do Autor

José Luis da Silva Netto Junior, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e (2003). É Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal da Paraíba, atuando principalmente nos seguintes temas: economia regional, crescimento econômico e desigualdade de renda, migrações, mobilidade de renda e educacional.

Sabino da Silva Porto Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Mestrado Em Economia Agricola pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é professor associado 3 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: polarização, cadeias de markov, crescimento endógeno, crescimento e sistema financeiro e crescimento.

Erik Alencar de Figueiredo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, com pós doutorado na Universidade do Tennessee, Knoxville e doutorado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem 53 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais (publicados e aceitos para publicação). É parecerista para o Economic Journal, Oxford Economic Papers, Applied Economics, Economic Modelling, Review of Income and Wealth, The Quarterly Review of Economics and Finance, Journal of Applied Economics, International Journal of Physical Sciences, Managerial Finance, Estudos Econômicos, Economia Aplicada, Pesquisa e Planejamento Econômico, Revista Brasileira de Finanças e Nova Economia. Sua pesquisa é direcionada aos seguintes temas: a) economia internacional; b) fluxos econômicos; c) economia social e; d) economia aplicada.

Downloads

Publicado

2017-05-04

Como Citar

Netto Junior, J. L. da S., Porto Junior, S. da S., & de Figueiredo, E. A. (2017). Migração e distribuição de capital humano no Brasil: mobilidade intergeracional educacional e intrageracional de renda. Revista Econômica Do Nordeste, 39(4), 404–427. https://doi.org/10.61673/ren.2008.487

Edição

Seção

Artigos