Participação e aprendizagem social em processos de desenvolvimento territorial rural: evidências de dois estudos de caso no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2007.531Palavras-chave:
Participação social, Aprendizagem social, Governança local, Desenvolvimento territorial rural, Desenvolvimento regional-Minas Gerais, Desenvolvimento regional-Ceará, Mobilização social.Resumo
Analisar se a participação de atores sociais em espaços coletivos de deliberação contribui efetivamente para melhorar a governança local em espaços rurais. Com base em duas experiências recentes de promoção do desenvolvimento regional nos Estados brasileiros de Minas Gerais e Ceará, discute como a interação entre diferentes atores influencia a alteração de comportamentos e a estruturação de ações coletivas que resultam em projetos territoriais voltados ao desenvolvimento. Destaca nessas experiências o rompimento com a reprodução monótona, no âmbito dos vários conselhos gestores espalhados pelo Brasil, de padrões setoriais pouco diversificados e com forte ênfase municipal da participação social. Conclui que a estruturação de espaços coletivos de deliberação e intercâmbio públicos encerram grande potencial de fortalecer a governança local e contribuir para o desenvolvimento de regiões rurais.Downloads
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Publicado
2017-05-30
Como Citar
Beduschi Filho, L. C. (2017). Participação e aprendizagem social em processos de desenvolvimento territorial rural: evidências de dois estudos de caso no Brasil. Revista Econômica Do Nordeste, 38(2), 259–275. https://doi.org/10.61673/ren.2007.531
Edição
Seção
Artigos