Quais características das cidades determinam a atração de migrantes qualificados?

Autores

  • Daniel da Mata Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea
  • Carlos Wagner de Oliveira Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea
  • Cedric Pin Universidade de Brasília - UNB
  • Guilherme Resende Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.543

Palavras-chave:

Migração, Urbanização, Qualificação Profissional, Cidades Dinâmicas, Migrantes Qualificados.

Resumo

O presente trabalho traça os principais determinantes da migração de uma categoria específica de pessoas: a mão-de-obra qualificada – pessoas com nível educacional superior completo e incompleto. O trabalho visa averiguar exatamente o porquê de algumas cidades atraírem migrante com tal perfil. O trabalho apresenta, primeiramente, o ranking das cidades com maior atração de migrantes qualificados, com base no “índice de migração qualificada líquida”, construído a partir da comparação entre imigrantes qualificados e emigrantes qualificados do município. Em seguida, a análise empírica empreendida no estudo visa averiguar as principais características das cidades no que concerne à atração de migrantes qualificados. A estimação de modelos de econometria espacial corroborou os resultados da estimação via modelo de mínimos quadrados ordinários (MQO). Conclui que dinamismo do mercado de trabalho, menor desigualdade social, menor nível de violência, proximidade ao litoral e invernos e verões menos rigorosos são condicionantes importantes na escolha de uma localidade por parte dos migrantes qualificados.

Biografia do Autor

Daniel da Mata, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea

Ph.D. em Economia pela Universidade de Cambridge. Possui mestrado em Economia pela Universidade de Brasília e graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Setor Público, Desenvolvimento Econômico e Economia Urbana. Desenvolve pesquisas em Finanças Públicas, Economia do Petróleo, Finanças, Crescimento das Cidades e Mercado Habitacional.

Carlos Wagner de Oliveira, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea

Possui doutorado em Economia pela Universidade de Brasília(2006). Atuando principalmente nos seguintes temas:economia regional, migração.

Cedric Pin, Universidade de Brasília - UNB

Minhas áreas de interesse atuais são: modelos de econofísica para finanças, New Institutional Economics, governança e filosofia da economia.

Guilherme Resende, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea

É PhD em economia regional pela London School of Economics and Political Science (LSE-University of London) (2011) e mestre em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (2005). Possui graduação em economia, direito e administração de empresas. É pesquisador concursado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) desde 2004. Atualmente, é economista-chefe do Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (CADE). Entre 2015-2016, foi diretor-adjunto da Diretoria de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais (DIRUR/IPEA). Foi Coordenador de Estudos Regionais da DIRUR/IPEA entre 2013-2014. Tem experiência na área métodos quantitativos, avaliação de políticas públicas e desenvolvimento regional e urbano, tendo vários trabalhos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais. Foi ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Prêmio INFI-FEBRABAN de Economia Bancária de 2015, o Prêmio BNB de Economia Regional 2015, o Prêmio SBE Finanças 2015 (2º lugar), o Prêmio Paulo Haddad 2011 da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos e o Prêmio Epainos 2009 da Associação Européia de Ciência Regional (ERSA). É membro do Conselho Editorial da Revista Econômica do Nordeste-REN. Possui mais de 70 trabalhos publicados no Brasil e no exterior.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

da Mata, D., de Oliveira, C. W., Pin, C., & Resende, G. (2017). Quais características das cidades determinam a atração de migrantes qualificados?. Revista Econômica Do Nordeste, 38(3), 502–514. https://doi.org/10.61673/ren.2007.543

Edição

Seção

Artigos