Transformações políticas e institucionais no Ceará: repercussões nas finanças públicas do estado

Autores

  • Fernando José Pires de Sousa Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.552

Palavras-chave:

Estado do Ceará, Economia do Setor Público, Finanças Públicas, Ceará.

Resumo

O Estado do Ceará vem passando, ao longo dos últimos vinte e cinco anos, por transformações desencadeadas notadamente a partir de uma concepção de gestão pública de cunho neoliberal, implementada com o advento ao poder, em meados dos anos oitenta do século passado, de um grupo de jovens empresários. Uma série de reformas institucionais foi realizada, principalmente administrativa, patrimonial, fiscal e financeira, com repercussões na economia cearense e nas finanças públicas do Estado. Desta forma, o presente estudo analisa as mudanças verificadas na condução do poder público no Ceará, nas décadas de 1980/90, com especial atenção à evolução das finanças públicas. Conclui que houve endividamento, mas também compensação de desequilíbrios no orçamento do Estado, amortização de dívidas e realização de grandes projetos de infra-estrutura, porém com reduzido impacto social. O Ceará reduziu os gastos com ações públicas sob a responsabilidade do Estado e permanece como um dos piores bolsões de pobreza do Nordeste.

Biografia do Autor

Fernando José Pires de Sousa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduado em Estatística e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1976 e 1991), Doutor em Economia pela Université Paris XIII (2000) e Pós-doutor pela Université de Montréal-Canadá (2010). Professor Titular do Departamento de Teoria Econômica da Universidade Federal do Ceará e dos Mestrados em Avaliação de Políticas Públicas e em Saúde Pública, e Coordenador do Programa de Extensão Observatório de Políticas Públicas (OPP/UFC). Membro associado do GIREPS (Groupe interdisciplinaire de recherche sur l?emploi, la pauvreté et la protection sociale) da Université de Montréal em parceria com outras universidades do Canadá. Atua nas áreas de Desenvolvimento, Pobreza, e Políticas Públicas e de Bem-Estar Social, especialmente nos âmbitos de estado e economia, mercado de trabalho, economia regional, proteção social, saúde pública e economia da saúde.

Downloads

Publicado

2017-06-01

Como Citar

de Sousa, F. J. P. (2017). Transformações políticas e institucionais no Ceará: repercussões nas finanças públicas do estado. Revista Econômica Do Nordeste, 38(4), 602–621. https://doi.org/10.61673/ren.2007.552

Edição

Seção

Artigos