Crescimento e desigualdade de renda em Minas Gerais

Autores

  • Elydia Silva Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Rosa Fontes Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Luiz Fernando Alves Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2006.584

Palavras-chave:

Crescimento econômico-Minas Gerais, Desigualdades econômicas-Minas Gerais, Desigualdades regionais-Minas Gerais, Desigualdades sociais-Minas Gerais, Desenvolvimento econômico-Minas Gerais.

Resumo

Este trabalho procurou analisar empiricamente o comportamento do crescimento econômico e das desigualdades de renda em Minas Gerais, utilizando dados de municípios e microrregiões. Vários testes de convergência foram feitos entre os municípios e microrregiões mineiros no período de 1970 a 2000, para verificar se o crescimento está reduzindo ou aumentando as desigualdades regionais do Estado. Os resultados sugerem que a desigualdade de renda regional é ainda um sério problema para a economia mineira e que tende a se perpetuar. Apesar de o crescimento econômico, em geral, ter agido positivamente na redução das disparidades, existem diferenças estruturais nessas economias, como diferenças no nível de capital humano, que conduzem as microrregiões e os municípios mineiros para diferentes estados estacionários de renda per capita.

Biografia do Autor

Elydia Silva, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Graduanda em Economia pela UFV e Bolsista
de Iniciação Científica do CNPq.

Rosa Fontes, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1979), Mestrado em Economia pela North Carolina State University (1985) e Ph.D em Economia pela North Carolina State University (1988). É Professora Titular aposentada da Universidade Federal de Viçosa. Tem três pós-doutorados, sendo um deles na University of California-Berkeley (1993-94), outro na Ludwig Maximilians Universität de Munique (2000-01), onde lecionou a disciplina Macroeconomia da América Latina, e recentemente na Stanford University (2009-10), onde fez o Estágio Sênior com bolsa da CAPES no Centro de Estudos Latino Americanos. Coordenou projeto CT-INFRA/FINEP/MCT que permitiu a criação e construção do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável na UFV. Coordenou projeto de pesquisa PRONEX da FAPEMIG intitulado Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável em Minas Gerais. Foi Diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFV (2002-2006) e Membro e Coordenadora da Câmara SHA de Ciências Humanas, Sociais e Artes da FAPEMIG(2002-2006). É avaliadora de instituições de ensino superior do INEP-MEC.Suas pesquisas recentes são na área aplicada de Crescimento Econômico e Desigualdade Regional, visando primordialmente a obtenção de diagnósticos e resultados que auxiliem gestores públicos na execução de políticas públicas sólidas.

Luiz Fernando Alves, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). É Analista de Finanças e Controle, trabalhando na Secretaria do Tesouro Nacional desde 2003. Atualmente exerce as funções de Gerente de Riscos na Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico da Dívida Pública, cargo que ocupa desde 2006.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Silva, E., Fontes, R., & Alves, L. F. (2017). Crescimento e desigualdade de renda em Minas Gerais. Revista Econômica Do Nordeste, 37(1), 54–78. https://doi.org/10.61673/ren.2006.584

Edição

Seção

Artigos