Efetividade das operações de hedge para o etanol de Pernambuco e Alagoas no mercado futuro da BM&FBovespa

Autores

  • Frederico Victor Franco Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Odilon José de Oliveira Neto Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Waltuir Batista Machad Faculdade Alfredo Nasser - UNIFAN

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.589

Palavras-chave:

Hedge, Etanol, Mercado future, Alagoas, Pernambuco.

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar se as operações de hedge do etanol no mercado futuro da BM&FBOVESPA são efetivas na mitigação do risco dos preços do mercado à vista para os estados de Pernambuco e Alagoas, principais estados produtores da Região Nordeste. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizadas as séries temporais de preços mensais futuros e à vista, referentes ao período de fevereiro de 2010 a outubro de 2013. A partir dos dados, calcularam-se o valor da base, o risco de base, a razão ótima e a efetividade do hedge. Para a estimação da razão de hedge ótimo, foi aplicado o modelo de Myers e Thompson (1989). Os resultados mostraram que as operações de hedge do etanol hidratado produzido nos estados de Pernambuco e Alagoas minimizam, aproximadamente, 16% do risco de preços, ou seja, o teste de hipótese sugere que as operações de hedge não são efetivas, pois não reduzem o risco de preços dentro de um parâmetro mínimo de mitigação aceitável.

Biografia do Autor

Frederico Victor Franco, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2014) e graduação em Produção Sucroalcooleira pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2011). Atualmente trabalha no setor administrativo - BP BIOCOMBUSTIVEIS S.A.

Odilon José de Oliveira Neto, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutor em Administração (Finanças) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP). Professor da área de Finanças do Curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia (UFU - Campus Pontal). Administrador pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Especialista em Gestão de Derivativos: Mercado Futuro e de Opções pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Especialista em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Especialista em Gerência Empresarial pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Ex-Professor dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Líder do Grupo de Pesquisa "Inteligência em Finanças e Mercados" (CNPQ/UFU). Membro do Núcleo de Educação Financeira (NEF-UFU). Experiência profissional em Administração, Educação Financeira, Análise de Investimentos, Mercado de Ações, Mercado Futuro, Gestão de Risco em Comercialização de Commodities e Agronegócio.

Waltuir Batista Machad, Faculdade Alfredo Nasser - UNIFAN

Possui graduação em Administração pela Faculdade Cambury de Goiânia (2002), graduação em Ciências Contábeis - Faculdades Alfredo Nasser (2013) e mestrado em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (2011). Atualmente é assistente de gestão administrativa do Governo do Estado de Goiás e professor da Faculdade Alfredo Nasser. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Matemática Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: pronaf, políticas públicas, agricultura familiar, segurança alimentar e financiamento agrícola.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Franco, F. V., de Oliveira Neto, O. J., & Machad, W. B. (2017). Efetividade das operações de hedge para o etanol de Pernambuco e Alagoas no mercado futuro da BM&FBovespa. Revista Econômica Do Nordeste, 47(1), 49–64. https://doi.org/10.61673/ren.2016.589

Edição

Seção

Artigos