Eficiência econômica e competitividade da cadeia produtiva da cachaça em Alagoas

Autores

  • Ecio de Farias Costa Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Yony Sampaio Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Ricardo Chaves Lima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Everardo Sampaio Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2005.735

Palavras-chave:

Cachaça-Cadeia produtiva, Cachaça-Agroindústria, Cachaça-Cadeia produtiva-Alagoas.

Resumo

O presente trabalho é centrado em uma avaliação da atual situação e perspectivas da cadeia produtiva da cachaça no Estado de Alagoas. O diagnóstico utiliza metodologia de estudo dos diversos elos da cadeia produtiva, analisando os insumos, a produção agrícola e a agroindústria da cachaça. Os aspectos institucionais são levados em consideração, apontando entraves e potencialidades do apoio das instituições envolvidas no processo produtivo, industrial e de comercialização. Além disso, aspectos de comercialização e consumo são analisados para determinar as possíveis potencialidades da cadeia. Os resultados apontam diversos problemas facilmente contornáveis da cadeia produtiva da cachaça no Estado de Alagoas e apresentam os potenciais relacionados à mesma.

Biografia do Autor

Ecio de Farias Costa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), M.S. em Agricultural and Applied Economics - University of Georgia (1998) e Ph.D. em Agricultural and Applied Economics - University of Georgia (2001). Pós-Doutorado em Economia Agrícola pela University of Georgia (2002). Atualmente é Professor Associado I da Graduação e Pós-graduação em Economia (PIMES) da Universidade Federal de Pernambuco e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível II. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio; Política Comercial; Agronegócios; Viabilidade Econômico-Financeira; Matriz de Insumo-produto; Desenvolvimento Econômico e Economia Regional. Consultor do BNB - Banco do Nordeste do Brasil, BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Atua principalmente nos seguintes temas: Agronegócios no Nordeste, Fruticultura Irrigada, Comércio Internacional do Nordeste, Relações de Insumo-Produto de Pernambuco. Autor de mais de 50 artigos científicos e apresentador de mais de 200 artigos em congressos nacionais e internacionais. Orientador de Alunos de Mestrado e Doutorado.

Yony Sampaio, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco(1969), mestrado em Economia pela University of California System(1973), mestrado em Economia Agrícola pela University of California System(1972), doutorado em Economia Agrícola pela University of California System(1973), pós-doutorado pela University of Oxford(1976), pós-doutorado pela Universidade de Grenoble(2009) e pós-doutorado pela University of Illinois - System(1996). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, Consultor do Banco Mundial e ASSESSOR do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico. Atuando principalmente nos seguintes temas:Econ.Agricola, Politica Economica, Reforma Agraria.

Ricardo Chaves Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1990) e Ph.D em Economia Agrícola pela Universidade do Tennessee, Knoxville, nos Estados Unidos (1994). Atualmente é professor associado IV do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco, e professor convidado do Mestrado em Gestão Global da Universidade de Ciências Aplicadas de Bremen (Hochschule Bremen), na Alemanha. Presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco para o biênio 2016/2018. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e Métodos Quantitativos.

Everardo Sampaio, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1967) e doutorado em Agronomy - University of Georgia (1973). Foi professor titular do Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco desde 1980 até a aposentadoria (2015). Atua principalmente nos temas: semi-árido e ciclagem de nutrientes.

Downloads

Publicado

2017-10-25

Como Citar

Costa, E. de F., Sampaio, Y., Lima, R. C., & Sampaio, E. (2017). Eficiência econômica e competitividade da cadeia produtiva da cachaça em Alagoas. Revista Econômica Do Nordeste, 36(2), 263–280. https://doi.org/10.61673/ren.2005.735

Edição

Seção

Artigos