Mapa da exclusão social num país assimétrico: Brasil

Autores

  • José de Jesus Sousa Lemos Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Edson Luís Lima Nunes Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2005.736

Palavras-chave:

Pobreza, Exclusão social, Nordeste, Brasil, Desenvolvimento Social.

Resumo

Neste estudo, construiu-se o Índice de Exclusão Social (IES), objetivando identificar os padrões de pobreza, entendida como exclusão social nos 5.506 municípios dos 26 estados brasileiros e nos 19 distritos do Distrito Federal. Para construir o IES, utilizam-se cinco indicadores: percentagem da população do município (ou distrito) que sobrevive em domicílios particulares está privada de água tratada; percentagem da população do município ou distrito privada de saneamento; percentagem da população do município ou distrito privada do serviço de coleta de lixo; percentagem da população maior de 10 anos com, no máximo, um ano de escolaridade; percentagem da população que sobrevive em domicílios particulares cuja renda pessoal diária é de, no máximo, um dólar por dia. As evidências encontradas na pesquisa mostram que, no Nordeste, concentram-se os maiores contingentes de excluídos no Brasil e, nessa região, também posiciona-se o município com maior IES (Fernando Falcão, no Maranhão), o município com menor renda média do chefe (Cantanhede, Maranhão), e o estado com o maior percentual de excluídos, que é o Maranhão. A pesquisa também mostrou que o município de maior renda do Brasil (na verdade um distrito), Lago Sul, tem renda média que é 64,55 vezes a renda do município de menor renda. O estudo conclui propondo mudanças nas estratégias de políticas de curto, médio e longo prazos para reverter indicadores tão dramáticos.

Biografia do Autor

José de Jesus Sousa Lemos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Maranhense de Paricatiua, povoado do município de Bequimão, Maranhão. Engenheiro Agronomo pela atual Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém Pará. Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. Doutor em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais. Pos-Doutor em Economia dos Recursos Naturais e do Meio Ambiente pela Universidade da California, Riverside, California, USA. Foi Pesquisador da EMBRAPA em Belém do Pará. Foi Professor Visitante (Visiting Scholar) na Universidade da California, Riverside, California, USA em 1994/1995. Ajudou na criação e na implantação do Curso de Mestrado em Agroeocologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em 1996 onde orientor seis Dissertações já defendidas e aprovadas. Articulista aos sabados do Jornal O Imparcial de São Luis, Maranhão, desde abril de 2004 tendo publicado mais de 670 textos inéditos. Foi Secretario de Assuntos Estratégicos e de Agricultura do Estado do Maranhão entre 2005 e 2006. Atualmente é Professor Titular na Universidade Federal do Ceará, mediante concurso público realizado em junho de 2015 tendo apresentado, além de toda a documentação pertinente, e defendido a Tese sob Título: "Pobreza e Vulnerabilidades Induzidas no Nordeste e no Semiárido Brasileiro". Coordenador do Laboratorio do Semiárido (LabSar) que criou em maio de 2014. Ganhador da Medalha do "Mérito Timbira" em dezembro de 2006. A maior condecoração conceida pelo Governo do Estado do Maranhão. Recebeu a condecoração de "Economista Emérito" pelo Conselho Regional de Economia do Maranhão (CORECON-MA) em dezembro de 2006 e Engenheiro do Ano de 2006 pelo CREA-MA. Orientou a Dissertação de Mestrado da Estudante Thelma Alves Simplicio ganhou o Prêmio de "Honra ao Mérito" Entre as Melhores do ano de 1986. Titulo do Trabalho: "CARACTERIZAÇÃO SOCIO-ECONÔMICA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE BRASILEIRO". Resultado que pode ser conferido no link: http://sober.org.br/?op=paginas&tipo=pagina&secao=8&pagina=77 Teve Tese de Doutorado em Economia Rural recebido o Premio de Melhor Tese defendida nos Centros de Pos-Graduação do Brasil em 1984. Título: "Análise espectral de ciclos de comércio agrícola do Brasil". Este resultado pode ser confirmado no link: http://www.der.ufv.br/?page_id=220.

Downloads

Publicado

2017-10-25

Como Citar

Lemos, J. de J. S., & Nunes, E. L. L. (2017). Mapa da exclusão social num país assimétrico: Brasil. Revista Econômica Do Nordeste, 36(2), 161–188. https://doi.org/10.61673/ren.2005.736

Edição

Seção

Artigos