O turismo como alternativa de desenvolvimento sustentável: o caso de Jericoacoara no Ceará

Autores

  • Espedito Cezário Martins Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Fernando Curi Peres Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2005.737

Palavras-chave:

Jericoacoara-recursos naturais, Jericoacoaraturismo, Recursos ambientais-valor econômico, avaliação contingente, disposição a pagar, recursos naturais.

Resumo

O objetivo deste trabalho é a determinação do valor econômico dos recursos ambientais que compõem a paisagem natural da praia de Jericoacoara no Ceará, atribuído por seus visitantes. Para tanto, aplicou-se o método de valoração contingente. A técnica utilizada para obtenção da disposição a pagar dos turistas foi a escolha dicotômica ou referendum. O valor médio da disposição a pagar foi calculado utilizando duas abordagens: paramétrica e não-paramétrica. Ambas resultaram em valores da disposição a pagar bastante semelhantes (cerca de R$ 50,00). No geral, os turistas que visitam Jericoacoara deixam entrever um significativo excedente do consumidor. Os benefícios econômicos totais foram estimados, multiplicando o valor da disposição a pagar esboçado por cada turista pelo número de turistas que visitam Jericoacoara anualmente. Os resultados encontrados mostram que os recursos naturais que compõem a paisagem de Jericoacoara têm um expressivo valor econômico e podem gerar benefícios econômicos consideráveis.

Biografia do Autor

Espedito Cezário Martins, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará(1988), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará(1994) e doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo(2002). Atualmente é Pesquisador II da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Professor Adjunto IX da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Revisor de periódico da Revista Ciência Agronômica (UFC. Impresso) e Revisor de periódico da Revista de Economia e Sociologia Rural (Impresso). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Atuando principalmente nos seguintes temas:Valoração Contingente, Desenvolvimento sustentável, Economia dos Recursos Naturais, Valoração do Meio-Ambiente, Turismo e Aternativas de Desenvolvimento Econômico.

Fernando Curi Peres, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (1965), é Especialista em Planejamento Econômico e Social pela Universidade de Brasília (1997), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1969), mestrado em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2008) e doutorado em Economia pela Ohio State University (1976). Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo é, atualmente, professor de 40 horas semanais da Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo - FADISP. Trabalha na interdisciplinaridade no direito civil, na análise de políticas econômicas, em planejamento estratégico e em modelos de risco no agronegócio.

Downloads

Publicado

2017-10-25

Como Citar

Martins, E. C., & Peres, F. C. (2017). O turismo como alternativa de desenvolvimento sustentável: o caso de Jericoacoara no Ceará. Revista Econômica Do Nordeste, 36(2), 227–241. https://doi.org/10.61673/ren.2005.737

Edição

Seção

Artigos