Análise de eficiência estimando fronteiras paramétricas Cobb-Douglas e Translog: o caso das empresas agrícolas do Pólo Petrolina-Juazeiro

Autores

  • Emanoel de Souza Barros Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Ecio de Farias Costa Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Yony Sampaio Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2004.759

Palavras-chave:

Cobb-Douglas, eficiência, irrigação, Translog, Empresas Agrícolas – Pólo Petrolina/Juazeiro, Fronteiras paramétricas.

Resumo

A irrigação iniciada no final da década de 1960 foi a principal responsável pelo marcante desenvolvimento ocorrido no pólo Petrolina-Juazeiro. Com a irrigação chegaram empresas agrícolas para a região antes voltadas para a pecuária extensiva. Supõe-se, então, que, a moderna tecnologia usada na irrigação, combinada com a utilização de insumos, permite um nível de produção próximo ou sobre a fronteira de produção. Estudos preliminares constataram haver marcada heterogeneidade entre as empresas, em que pese o uso de pacotes tecnológicos semelhantes e a fruticultura, hoje, ser a atividade predominante. Portanto, este trabalho visa analisar a eficiência técnica das empresas agrícolas do pólo, utilizando os modelos de funções Cobb-Douglas e Translog para obter fronteiras eficientes. A análise dos resultados mostra que ambos os modelos apresentam escores de eficiência parecidos. A análise comparativa entre os principais perímetros revela que a maior parte das firmas eficientes estão localizadas nos perímetros de Nilo Coelho, Maniçoba ou são externas ao perímetros. Recomenda-se a continuidade dos estudos para identifica ção dos fatores responsáveis pela ineficiência estimada.

Biografia do Autor

Emanoel de Souza Barros, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Economia pela Université Paris I - Pantheon Sorbonne (2006). Pesquisador e professor do Programa de Pós Graduação em Economia (PPGECON), Centro Acadêmico do Agreste, UFPE, possui Pós-Doutorado em Economia no Centre Nationale de la Recherche Scientifique (CNRS), Paris, França, 2015. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais e Economia da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: eficiência, rentabilidade, produtividade, agricultura irrigada, mercado de capitais, derivativos financeiros, crédito agrícola e viabilidade econômico-financeira.

Ecio de Farias Costa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), M.S. em Agricultural and Applied Economics - University of Georgia (1998) e Ph.D. em Agricultural and Applied Economics - University of Georgia (2001). Pós-Doutorado em Economia Agrícola pela University of Georgia (2002). Atualmente é Professor Associado I da Graduação e Pós-graduação em Economia (PIMES) da Universidade Federal de Pernambuco e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível II. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio; Política Comercial; Agronegócios; Viabilidade Econômico-Financeira; Matriz de Insumo-produto; Desenvolvimento Econômico e Economia Regional. Consultor do BNB - Banco do Nordeste do Brasil, BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Atua principalmente nos seguintes temas: Agronegócios no Nordeste, Fruticultura Irrigada, Comércio Internacional do Nordeste, Relações de Insumo-Produto de Pernambuco. Autor de mais de 50 artigos científicos e apresentador de mais de 200 artigos em congressos nacionais e internacionais. Orientador de Alunos de Mestrado e Doutorado.

Yony Sampaio, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco(1969), mestrado em Economia pela University of California System(1973), mestrado em Economia Agrícola pela University of California System(1972), doutorado em Economia Agrícola pela University of California System(1973), pós-doutorado pela University of Oxford(1976), pós-doutorado pela Universidade de Grenoble(2009) e pós-doutorado pela University of Illinois - System(1996). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco, Consultor do Banco Mundial e ASSESSOR do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico. Atuando principalmente nos seguintes temas:Econ.Agricola, Politica Economica, Reforma Agraria.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

Barros, E. de S., Costa, E. de F., & Sampaio, Y. (2017). Análise de eficiência estimando fronteiras paramétricas Cobb-Douglas e Translog: o caso das empresas agrícolas do Pólo Petrolina-Juazeiro. Revista Econômica Do Nordeste, 35(1), 7–19. https://doi.org/10.61673/ren.2004.759

Edição

Seção

Artigos