Exportações do estado de Pernambuco: concentração, mudança na estrutura e perspectivas

Autores

  • Alvaro Barrantes Hidalgo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Daniel Ferreira Pereira Gonçalves da Mata Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2004.767

Palavras-chave:

Exportações de Pernambuco, Vantagem Comparativa Revelada, Comércio Intra-Indústria, Concentra ção das Exportações.

Resumo

O objetivo deste trabalho é conhecer melhor o setor exportador de Pernambuco, analisar o seu crescimento e a sua estrutura, identificar produtos com vantagens comparativas e as fontes em que se apóiam essas vantagens. Foram utilizados diversos indicadores com a finalidade de obter a concentração da pauta de exportação pernambucana, avaliar os produtos com vantagem comparativa revelada e mensurar o grau de comércio intra-indústria da região. No presente trabalho, foram averiguados, entre outros tópicos, o baixo dinamismo nas exportações do Estado, a alta concentração das exportações em poucos produtos primários e poucos destinos e o fraco desempenho dos manufaturados exportados. O comércio internacional do Estado é basicamente interindústria e o comércio intra-indústria não mostra sinais de expansão. Os produtos com maior crescimento são de origem primária: frutas, cascas de cítricos e de melões e peixes e crustáceos. Outrossim, no presente trabalho, foram identificadas 14 classes de produtos no Estado de Pernambuco que detêm mais potencial e se apresentam como estratégicos em uma política de inserção internacional.

Biografia do Autor

Alvaro Barrantes Hidalgo, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui Graduação em Economia pela Universidade da Costa Rica (1973), Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1978) e Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1983). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, Pesquisador do CNPq, categoria I D. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, Nordeste, abertura comercial, comércio exterior, mercosul, vantagens comparativas e taxa de câmbio de equilíbrio.

Daniel Ferreira Pereira Gonçalves da Mata, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA

Ph.D. em Economia pela Universidade de Cambridge. Possui mestrado em Economia pela Universidade de Brasília e graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Setor Público, Desenvolvimento Econômico e Economia Urbana. Desenvolve pesquisas em Finanças Públicas, Economia do Petróleo, Finanças, Crescimento das Cidades e Mercado Habitacional.

Downloads

Publicado

2017-12-26

Como Citar

Hidalgo, A. B., & Gonçalves da Mata, D. F. P. (2017). Exportações do estado de Pernambuco: concentração, mudança na estrutura e perspectivas. Revista Econômica Do Nordeste, 35(2), 264–283. https://doi.org/10.61673/ren.2004.767

Edição

Seção

Artigos