Atividades de exportação do Nordeste e seu impacto endógeno

Autores

  • Livio Andrade Wanderley Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Alzir Antonio Mahl Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2004.785

Palavras-chave:

Região Nordeste, Desenvolvimento regional, Região Nordeste-Setores produtivos, Região Nordeste- Exportação, Região Nordeste-Mercado Interno, Região Nordeste-Emprego.

Resumo

Este artigo tem como referência espacial e temporal a região Nordeste e a década de 1990, respectivamente. O seu objeto é fazer uma avaliação sobre as relações entre determinadas atividades produtivas, aquelas voltadas para as exportações interregionais e/ou internacionais e aquelas atividades endógenas que visam ao mercado interno da região. O seu conteúdo envolve um levantamento de fatos da economia brasileira nesta década e a aplicação de instrumentos de análise regional visando testar o impacto dos setores de exportação na economia nordestina.

Biografia do Autor

Livio Andrade Wanderley, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1981) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1994). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Macroeconomia, Economia Regional e Globalização. 

Alzir Antonio Mahl, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorado em Análise Cognitiva no Programa Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA (2016). Possui Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2003), Especialização em Economia de Empresas (2000) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Toledo (1998). É responsável pela Coordenação de Apoio à Competitividade Empresarial na Diretoria de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB (desde 2007), Assessor da Diretoria de Inovação (desde 2007) e Ouvidor Suplente (2008 a 2015). Tem experiência na área de Economia, Economia da Inovação e do Conhecimento, Gestão do Conhecimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Gestão da Inovação, Planejamento Estratégico, Estratégia de Empresas, Empreendedorismo, Captação de Recursos para Projetos Inovadores, Viabilidade de Novos Negócios (Valuation). Possui experiência na elaboração de Editais Públicos de Fomento em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Wanderley, L. A., & Mahl, A. A. (2017). Atividades de exportação do Nordeste e seu impacto endógeno. Revista Econômica Do Nordeste, 35(3), 394–404. https://doi.org/10.61673/ren.2004.785

Edição

Seção

Artigos