Impactos na geração de empregos e renda da implantação do projeto pontal no Vale do São Francisco

Autores

  • Tiago Farias Sobel Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Ecio de Farias Costa Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2004.794

Palavras-chave:

Irrigação, Emprego e Renda-Nordeste, Projeto de Irrigação Pontal-Impactos.

Resumo

O presente trabalho estima os impactos diretos e indiretos gerados pelo Projeto de Irrigação do
Pontal sobre os níveis de emprego e renda da região do Vale do São Francisco. O Projeto de Irrigação do Pontal vem sendo desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) em Petrolina, visando ao desenvolvimento regional. O estudo utiliza coeficientes técnicos de emprego e renda para a região Nordeste. Procurou identificar quais setores e regiões são mais beneficiados com a implementação de tal projeto, descrevendo a dinâmica de como tais efeitos podem ocorrer na economia. Conclui que o Projeto de Irrigação do Pontal contribui para o desenvolvimento não só da cidade de Petrolina, como também da região Nordeste, através de seus impactos diretos e indiretos sobre os níveis de emprego e renda.

Biografia do Autor

Tiago Farias Sobel, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2006) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia agrícola e Teoria Econômica em geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Vale do São Francisco, políticas públicas de desenvolvimento, pequenos agricultores e fruticultura irrigada.

Ecio de Farias Costa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), M.S. em Agricultural and Applied Economics - University of Georgia (1998) e Ph.D. em Agricultural and Applied Economics - University of Georgia (2001). Pós-Doutorado em Economia Agrícola pela University of Georgia (2002). Atualmente é Professor Associado I da Graduação e Pós-graduação em Economia (PIMES) da Universidade Federal de Pernambuco e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível II. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio; Política Comercial; Agronegócios; Viabilidade Econômico-Financeira; Matriz de Insumo-produto; Desenvolvimento Econômico e Economia Regional. Consultor do BNB - Banco do Nordeste do Brasil, BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Atua principalmente nos seguintes temas: Agronegócios no Nordeste, Fruticultura Irrigada, Comércio Internacional do Nordeste, Relações de Insumo-Produto de Pernambuco. Autor de mais de 50 artigos científicos e apresentador de mais de 200 artigos em congressos nacionais e internacionais. Orientador de Alunos de Mestrado e Doutorado.

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Sobel, T. F., & Costa, E. de F. (2017). Impactos na geração de empregos e renda da implantação do projeto pontal no Vale do São Francisco. Revista Econômica Do Nordeste, 35(3), 405–423. https://doi.org/10.61673/ren.2004.794

Edição

Seção

Artigos