O IMPACTO DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS SOBRE A PROFICIÊNCIA ESTUDANTIL: UMA ANÁLISE PARA AS CAPITAIS NORDESTINAS

Autores

  • Stélio Coêlho Lombardi Filho Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2017.797

Palavras-chave:

Violência nas escolas, Região Nordeste, Prova Brasil.

Resumo

Este artigo busca investigar como a violência nas escolas afeta o desempenho em português e matemática dos alunos do 9º ano da rede pública das capitais nordestinas. Conforme apontado no último relatório da Organização Não Governamental mexicana Consejo Ciudadano para la Seguridad Pública y la Justicia Penal, todas as capitais da região Nordeste aparecem na lista das 50 cidades mais violentas do mundo, seguindo o critério de homicídios por 100 mil habitantes. Tendo isso em vista, utilizou-se os microdados da Prova Brasil (2011) e métodos econométricos, mais especificamente modelos hierárquicos lineares e regressões quantílicas, para estimar o impacto da violência sobre a proficiência estudantil. Os resultados encontrados sugerem a ocorrência de efeitos negativos da violência em ambas as proficiências, mesmo após o controle por características do aluno e da escola. Além disso, também se observou que estes efeitos se mantêm ao longo da distribuição de notas, e que os mais afetados são os alunos situados nos quantis inferiores.

Biografia do Autor

Stélio Coêlho Lombardi Filho, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Possui graduação em Ciências Econômicas e Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é aluno do curso de Doutorado em Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR-UFMG). Integrante do grupo de pesquisa da UFPB intitulado Laboratório de Estudos em Microeconomia Aplicada (LEMA).

Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Possui graduação em ECONOMIA pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Demografia Econômica, Economia Social e Métodos Quantitativos, com ênfase em Estratificação Social, Avaliação de Políticas Públicas e Microeconometria Aplicada.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Lombardi Filho, S. C., & Oliveira, A. M. H. C. de. (2017). O IMPACTO DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS SOBRE A PROFICIÊNCIA ESTUDANTIL: UMA ANÁLISE PARA AS CAPITAIS NORDESTINAS. Revista Econômica Do Nordeste, 48(3), 95–112. https://doi.org/10.61673/ren.2017.797

Edição

Seção

Artigos