Uma metodologia de avaliação de médias empresas nordestinas do setor têxtil

Heber José de Moura

Resumo


O trabalho consiste em uma proposta para avaliar financeiramente as médias empresas nordestinas utilizando cenários de risco. Procura chegar a estimativas mais consistentes a respeito do valor da empresa, baseando-se na geração de distribuições probabilísticas associadas aos vários cenários possíveis. A metodologia proposta utiliza estimativas acerca da necessidade de capital de giro como forma de construir fluxos de caixa operacionais mais consistentes, aproveitando-se da condição de estabilidade apresentada pelas médias organizações nordestinas no tocante à relação entre necessidade de capital de giro e a receita operacional líquida. O
artigo procura contribuir para o processo de avaliação financeira das empresas, ao incorporar informações outras além das exclusivamente fundamentalistas, como vem sendo tradicionalmente adotado na prática. A título de aplicação, é feita a avaliação financeira de uma empresa do setor têxtil.


Palavras-chave


Avaliação de empresas; Avaliação de médias empresas-Nordeste; Avaliação financeira-Setor têxtil; Capital de giro; Setor têxtil; Setor têxtil-Avaliação de médias empresas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Flag Counter