Gastos públicos e crescimento econômico: uma análise para os municípios paraibanos

Autores

  • Laércio Damiane Cerqueira da Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Mércia Santos da Cruz Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Guilherme Diniz Irffi Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2013.86

Palavras-chave:

Gastos Públicos, Crescimento Econômico, System-GMM.

Resumo

Explana o tema gastos públicos e sua relação com o crescimento econômico dos municípios paraibanos. Tais despesas seriam com assistência e previdência social, saúde e saneamento, educação e cultura, segurança pública, urbanismo e habitação, legislativo, administração e planejamento. Para essa análise, utiliza dados em painel de uma amostra de 212 dos 223 municípios paraibanos no período de 2000 a 2008, em uma abordagem dinâmica por Método dos Momentos Generalizado-Sistema, proposto por Arellano e Bond e Arellano e Bover, e desenvolvido por Blundell e Bond. Como modelo teórico, adota uma extensão da função de produção de Barro. Os resultados mostram que o capital Humano se mostrou relevante para o crescimento dos municípios paraibanos e que o impacto deste é maior do que o capital físico. Os gastos com segurança pública, assistência e previdência, e administração e planejamento não apresentam relação com o produto. As despesas com legislativo apresentaram a maior elasticidade-produto, enquanto os gastos com educação e cultura, saúde e saneamento, e habitação e urbanismo têm baixa elasticidade-produto, influenciando de forma modesta o crescimento econômico.

Biografia do Autor

Laércio Damiane Cerqueira da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Economista - Doutor em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba e Professor do Departamento de Economia da UFPB. Realiza pesquisas e atua na área de Economia Pública principalmente em relação aos seguintes temas: Federalismo Fiscal e Pacto Federativo; Fundos Públicos Financeiros; Licitações e Contratos; e Finanças Municipais. Filiado ao Conselho Regional de Economia - CORECON/PB, Associado ao Conselho de Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil - CONPEJ, e em conformidade com a Lei 12772, Art. 21, Inc. XII, § 4º; e Resoluções nº 1773/2006 e 1790/2007 do Cofecon, atua como Perito Econômico-Financeiro nomeado pelo Judiciário e Assistente Técnico de Perícia indicado por uma das partes em litígio quando este envolve fenômenos econômico-financeiros.

Mércia Santos da Cruz, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2002), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2010). Atualmente é professor adjunta II da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em mercado de trabalho, educação e economia da saúde.

Guilherme Diniz Irffi, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), mestrado e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2007 e 2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará, Departamento de Economia Aplicada, onde leciona disciplinas de métodos quantitativos e Políticas Públicas. Pesquisa nas áreas de Avaliação de Políticas e tem interesse em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-04-19

Como Citar

Silva, L. D. C. da, Cruz, M. S. da, & Irffi, G. D. (2016). Gastos públicos e crescimento econômico: uma análise para os municípios paraibanos. Revista Econômica Do Nordeste, 44(3), 741–760. https://doi.org/10.61673/ren.2013.86

Edição

Seção

Artigos