SISTEMAS DE FINANCIAMENTO HABITACIONAL BRASILEIRO: DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL

Autores

  • Carolina Buarque de Albuquerque Silva Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco – POLI/UPE
  • Alberto Casado Lordsleem Jr. Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco – POLI/UPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2020.895

Palavras-chave:

Financiamento habitacional, Déficit habitacional, Crédito imobiliário.

Resumo

A crise econômica estabelecida no Brasil surgiu em um momento que as carências e a demanda futura é elevado. Isso enseja a necessidade de revisar os padrões do financiamento habitacional. Este trabalho teve como objetivo realizar uma descrição da situação atual do financiamento habitacional brasileiro. A metodologia contemplou a realização de análise de experiências internacionais que apresentaram expansão e/ou estabilidade do mercado imobiliário nos últimos 20 anos do Chile, da Coreia do Sul, da Espanha e dos Estados Unidos. Também foi realizada a comparação com a realidade do sistema de financiamento habitacional brasileiro, a partir da aplicação da matriz de forças competitivas, apontando as principais diferenças entre os países. Os resultados obtidos demonstram que o Brasil é o menos bem avaliado entre os países do estudo em relação aos requisitos de comparação analisados. Como principais contribuições temos, o estabelecimento de requisitos de comparação dos sistemas de financiamentos habitacionais e sua ponderação para a análise quantitativa dos sistemas adotados. Além disso, o trabalho apresentou uma comparação entre os sistemas de financiamento habitacional adotados nos países, visando explicitar as boas práticas, considerando o cenário internacional.

Biografia do Autor

Carolina Buarque de Albuquerque Silva, Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco – POLI/UPE

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (2008), Pós-gradução em Tecnologia e Gestão na Construção de Edifícios pela Universidade de Pernambuco (2009) e Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (2018). Atualmente é engenheira civil projetista e sócia na empresa A5 Obras de Alvenaria Ltda e analista de obras orçamentista na Secretaria de Educação de Pernambuco. 

Alberto Casado Lordsleem Jr., Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco – POLI/UPE

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1994); Mestrado (1997), Doutorado (2002) e Pós-Doutorado (2010) em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; Livre-Docência pela Universidade de Pernambuco (2012). Gerente de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Escola Politécnica da UPE (2007-2010). Atualmente é professor associado; coordenador setorial de extensão e cultura; docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC), docente de cursos de especialização e coordenador do MBA em Tecnologia e Gestão da Construção de Edifícios da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. Coordenador do POLITECH - Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia e Gestão da Construção de Edifícios. Consultor e assessor técnico de empresas e entidades setoriais da construção civil. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Gestão da Construção, Desempenho e Inovação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, racionalização construtiva, desempenho, projeto para produção, sistemas de gestão da construção, produtividade e recuperação de patologias.

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

Silva, C. B. de A., & Lordsleem Jr., A. C. (2020). SISTEMAS DE FINANCIAMENTO HABITACIONAL BRASILEIRO: DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL. Revista Econômica Do Nordeste, 51(1), 9–19. https://doi.org/10.61673/ren.2020.895

Edição

Seção

Artigos