O turismo e sua influência no comércio, comunidade e desenvolvimento local do sítio histórico de Olinda-PE

Autores

  • Danielle Mesquita da Costa Silva
  • Maria Gilca Pinto Xavier Professora Adjunta III da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Departamento de Letras e Ciências Humanas. D. Manoel de Medeiros S/N, Casa Forte, 52.171-900 - Recife, PE - Brasil. (81) 4414.577, ramal: 382.

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2013.10

Palavras-chave:

Desenvolvimento local, Influência do turismo, Olinda.

Resumo

Identifica a atuação do turismo no sítio histórico de Olinda, destacando a influência que exerce nos residentes, no comércio e no desenvolvimento local. Contou com informações de pesquisas empíricas realizadas em dois espaços de tempo. Nestas condições, compararam-se os resultados de pesquisa realizada em 2010 com outra pesquisa realizada entre 2006 e 2007 com os moradores e comerciantes daquele sítio histórico. De acordo com os dados, é crescente a atuação do turismo e do seu efeito multiplicador sobre a geração de emprego e renda, divulgação e valorização de Olinda e investimentos na infraestrutura e urbanização. Por outro lado, o turismo também causa a elevação nos preços de diversos produtos e serviços que também são utilizados pela comunidade. O impacto negativo ocorre, sobretudo, na época de carnaval, com o aumento dos problemas sociais como insegurança, prostituição e se observa uma sobreutilização da infraestrutura urbana com a expansão de lixo e falta de água. Privilegia a dimensão territorial no desenvolvimento turístico salientando, de um lado, as especificidades do crescimento regional e, de outro, o crescimento do turismo do ponto de vista local.

Biografia do Autor

Danielle Mesquita da Costa Silva

Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Especialista em Gestão Empreendedora do Turismo pela Faculdade Integrada do Recife (FIR). Bacharel em Turismo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO).

Maria Gilca Pinto Xavier, Professora Adjunta III da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Departamento de Letras e Ciências Humanas. D. Manoel de Medeiros S/N, Casa Forte, 52.171-900 - Recife, PE - Brasil. (81) 4414.577, ramal: 382.

Doutora em Desenvolvimento Urbano pela UFPE. Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Adjunta III da UFRPE. Pesquisadora Líder do Grupo de Pesquisa para Caracterização de Aglomeração Produtiva, Inovação e Empreendedorismo (CARISMA). Docente do Curso Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural (UFRPE).

Publicado

2016-03-15

Como Citar

Silva, D. M. da C., & Xavier, M. G. P. (2016). O turismo e sua influência no comércio, comunidade e desenvolvimento local do sítio histórico de Olinda-PE. Revista Econômica Do Nordeste, 44(1), 59–72. https://doi.org/10.61673/ren.2013.10

Edição

Seção

Artigos