Há contribuição do ambiente institucional na consolidação da cadeia produtiva de biodiesel em Alagoas?

Autores

  • Deivdson Brito Gatto Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • André Maia Gomes Lages Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.104

Palavras-chave:

Biodiesel, Agricultura familiar, Ambiente institucional, Mamona.

Resumo

Em 2004, o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) surge como um instrumento de fomento à introdução do biodiesel na matriz energética brasileira, dando prioridade à participação da agricultura familiar na produção de matérias-primas. Em Alagoas, o PROBIODIESEL/AL foi criado em 2006 seguindo as mesmas diretrizes do programa nacional. Dessa forma, este trabalho buscar avaliar como este ambiente institucional está contribuindo (ou não) para sustentabilidade desta cadeia a nível estadual. O estudo chegou à conclusão que ainda não está consolidado um ambiente institucional em Alagoas, por falta de amadurecimento do arranjo vigente. Contudo, como há um mercado favorável para o biodiesel, essa cadeia poderá vir a se consolidar. A garantia da compra da produção via CONAB, por exemplo, poderia reduzir a incerteza comportamental entre os agentes envolvidos com essa cadeia.

Biografia do Autor

Deivdson Brito Gatto, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (2005) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas (2010). Atualmente é professor titular do Centro Universitário CESMAC no Curso de Administração e professor-tutor do Instituto Federal de Alagoas nos cursos de graduação em Administração Pública e Hotelaria na modalidade a distância e também no curso de especialização em Gestão Municipal do referido instituto. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, pesquisando e atuando nas seguintes temáticas: Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade, Gestão Ambiental e Economia Institucional.

André Maia Gomes Lages, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: economia rural e agrícola; economia regional, desenvolvimento econômico e desenvolvimento rural sustentável, organização industrial; estudos agroindustriais; e economia brasileira.

Downloads

Publicado

2016-04-27

Como Citar

Gatto, D. B., & Lages, A. M. G. (2016). Há contribuição do ambiente institucional na consolidação da cadeia produtiva de biodiesel em Alagoas?. Revista Econômica Do Nordeste, 45(2), 140–152. https://doi.org/10.61673/ren.2014.104

Edição

Seção

Artigos