O EFEITO DO FNE NO CRESCIMENTO DO EMPREGO FORMAL DA REGIÃO NORDESTE

Autores

  • Raquel Andréa Rieger
  • Rebeca Maria Nepomuceno Lima
  • Cristiana Tristão Rodrigues Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2020.1106

Palavras-chave:

FNE, emprego formal, painel dinâmico

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o efeito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) no nível de emprego dos municípios abrangidos pelo programa, de maneira a diferenciar esse impacto do ponto de vista dos setores primário, secundário e terciário. Por meio de um painel dinâmico, utilizando dados de 2010 a 2015, obtemos uma relação positiva entre os investimentos do FNE e o nível de emprego, corroborando com a literatura existente para anos anteriores. Verificou-se também que o setor secundário foi o único em que apresentou uma relação negativa na variável defasada do FNE, indicando que, para este setor, os investimentos do FNE só impactam no emprego a nível corrente. Portanto, para este caso seria indicado uma aplicação constante de recursos nesse setor, diferente da ampla variação percebida entre os anos analisados.

Biografia do Autor

Raquel Andréa Rieger

Mestranda em Economia pela Universidade Federal de Viçosa.

Rebeca Maria Nepomuceno Lima

Mestranda em Economia pela Universidade Federal de Viçosa.

Cristiana Tristão Rodrigues, Universidade Federal de Viçosa

Doutorado em Economia Aplicada (2014) pela Universidade Federal de Viçosa, com período de sanduíche na University of Califórnia, Riverside (2012). Atualmente é professora do Departamento de Economia na Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2020-06-17

Como Citar

Rieger, R. A., Nepomuceno Lima, R. M., & Rodrigues, C. T. (2020). O EFEITO DO FNE NO CRESCIMENTO DO EMPREGO FORMAL DA REGIÃO NORDESTE. Revista Econômica Do Nordeste, 51(2), 155–168. https://doi.org/10.61673/ren.2020.1106

Edição

Seção

Artigos