O DESENVOLVIMENTO RURAL A PARTIR DE ESTUDOS E DE TRABALHOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS (2000-2019): ANÁLISE LEXICAL POR MEIO DO SOFTWARE IRAMUTEQ

Autores

  • Francisco Laercio Pereira BRAGA Universidade Estadual do Ceará (UECE)/Professor do curso de Administração de Empresas do Centro de Estudos Sociais Aplicado (CESA)
  • Filipe Augusto Xavier Lima Professor Adjunto do Departamento de Economia Agrícola (DEA) do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2022.1116

Palavras-chave:

Revisão sistemática. Análise multidimensional. Cluster de vocábulos. Estratégias de desenvolvimento.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral realizar uma revisão teórica sistemática sobre o tema desenvolvimento rural no cenário brasileiro entre os anos de 2000 e 2019 sob a luz da análise lexical. Em termos metodológicos, optou-se pelo levantamento de estudos e de trabalhos científicos nacionais a partir dos anos 2000, que tinham, entre suas palavras-chave, a expressão desenvolvimento rural. Assim, ao todo, foram selecionados 23 artigos que foram resumidos e codificados. Para a análise lexical, optou-se pelo software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ). Os resultados da pesquisa demonstraram que o corpus textual foi subdividido em seis clusters. A combinação dos clusters 6 e 3 tendem a ter mais afinidade entre si, assim como aconteceu com as classes 4 e 5. Com os resultados, deduz-se que o desenvolvimento rural está, de alguma maneira, em conexão direta com os vocábulos político, públicas, social, econômico, capacitação, região, território, inovação, cooperação, urbano e rural. O termo desenvolvimento rural tem sua centralidade no corpus, pois é a expressão mais utilizada pelos artigos científicos selecionados.

Biografia do Autor

Francisco Laercio Pereira BRAGA, Universidade Estadual do Ceará (UECE)/Professor do curso de Administração de Empresas do Centro de Estudos Sociais Aplicado (CESA)

Bacharel e Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Economia e Gestão em Saúde pela UFC e Mestre em Economia Rural pela UFC. Doutorando em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará. Professor do curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA).

Filipe Augusto Xavier Lima, Professor Adjunto do Departamento de Economia Agrícola (DEA) do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Engenheiro Agrônomo. Doutor em Extensão Rural. Professor Adjunto do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Professor do Programa de Pós Graduação em Economia Rural (UFC), onde é membro permanente e atual Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (PPGER) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), ambos da UFC.

Downloads

Publicado

2022-04-13

Como Citar

BRAGA, F. L. P., & Lima, F. A. X. (2022). O DESENVOLVIMENTO RURAL A PARTIR DE ESTUDOS E DE TRABALHOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS (2000-2019): ANÁLISE LEXICAL POR MEIO DO SOFTWARE IRAMUTEQ. Revista Econômica Do Nordeste, 53(1), 26–44. https://doi.org/10.61673/ren.2022.1116

Edição

Seção

Artigos