Uma análise do impacto das mudanças climáticas na produtividade agrícola da região Nordeste do Brasil

Autores

  • Paulo Henrique Cirino Araujo Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Felipe de Figueiredo Silva Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Marília Fernandes Maciel Gomes Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • José Gustavo Féres Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA
  • Marcelo José Braga Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.118

Palavras-chave:

Mudança climática, Agricultura, Produtividade.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o efeito das mudanças climáticas sobre os níveis de produtividade agrícola dos estados da região Nordeste do Brasil. Em específico, buscou-se avaliar o impacto dos níveis de temperatura e precipitação sobre a produtividade de culturas como o milho, a cana-de-açúcar e a mandioca. Para esse fim, foram utilizadas regressões para dados censurados, ou seja, modelos tobit, porém na estrutura de dados em painel. A medida das variações nas produtividades decorrentes das alterações no clima foi simulada a partir de dados baseados no terceiro relatório do IPCC, e os períodos analisados compreendem os anos de 2040 a 2070 e 2070 a 2100. Os resultados encontrados apontam que os níveis de produtividade das três culturas poderão ser bastante superiores àqueles que poderiam vigorar caso não houvesse mudanças no clima. Além disso, estados como o Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco poderão apresentar perdas de produtividade nas três culturas, tanto no médio quanto no longo prazo. Ainda, mesmo que numa perspectiva otimista, verificou-se que as mudanças climáticas impactarão negativamente os níveis de produtividade dos municípios do sul e do centro-sul da Bahia.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Cirino Araujo, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010) e mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente, encontra-se cursando o Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa.

Felipe de Figueiredo Silva, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada na Universidade Federal de Viçosa e doutorando pelo mesmo programa. É bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem experiência na área de Economia, especialmente Organização Industrial.

Marília Fernandes Maciel Gomes, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1977), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1981) e doutorado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1989). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, cadeias produtivas agropecuárias, competitividade, medidas não tarifárias e políticas públicas.

José Gustavo Féres, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Economia Matemática e Econometria - Université de Toulouse I Sciences Sociales (2000) e doutorado em Economia - Université de Toulouse I Sciences Sociales (2007). Atualmente é Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e professor da Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV/EPGE). Tem experiência na área de Economias Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: regulacao ambiental, mudanças climáticas e gestão de recursos hídricos.

Marcelo José Braga, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Concluiu o doutorado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em 1999, e o Pós-Doutorado na University Of California At Davis, UCD, Estados Unidos, em 2004. Atualmente, é Professor Associado da UFV, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da referida instituição e Presidente da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). Recebeu 12 prêmios e, ou, homenagens, dentre os quais a de orientador da tese vencedora do Prêmio Edson Potsch Magalhães - concedido à melhor tese de doutorado na área de Economia Rural (SOBER), em 2005, e o Prêmio Rui Miller Paiva pela co-autoria melhor artigo publicado na Revista de Economia e Sociologia Rural no ano de 2009. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e os temas organização industrial, cooperativas agropecuárias e desenvolvimento rural.

Downloads

Publicado

2016-05-09

Como Citar

Araujo, P. H. C., Silva, F. de F., Gomes, M. F. M., Féres, J. G., & Braga, M. J. (2016). Uma análise do impacto das mudanças climáticas na produtividade agrícola da região Nordeste do Brasil. Revista Econômica Do Nordeste, 45(3), 46–57. https://doi.org/10.61673/ren.2014.118

Edição

Seção

Artigos