Oportunidades e desafios do setor de energia solar fotovoltaica no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2021.1199

Palavras-chave:

Energia Renovável. Geração Centralizada. Geração Distribuída. Diversificação Energética.

Resumo

As emissões de gases do efeito estufa contribuem para eventos de mudanças climáticas que impactam diretamente no equilíbrio dos ecossistemas e na vida humana. A conscientização sobre os problemas resultantes desses eventos tem levado a sociedade a pressionar os governos para que adotem ações de controle e de redução das emissões em seus países. Reduzir o uso de fontes de energia não renováveis e ampliar o uso de fontes de energia renováveis é uma decisão que pode ser efetiva nesse sentido. A energia solar fotovoltaica é um exemplo de energia limpa que mais cresce no mundo e pode ter um papel fundamental no processo de transição da energia. O objetivo deste estudo é identificar as oportunidades e os desafios da geração de energia solar fotovoltaica no Brasil. As oportunidades são, além da redução dos gases de efeito estufa, a geração de emprego, a garantia de segurança energética, o desenvolvimento tecnológico e a promoção do desenvolvimento sustentável. Entre os desafios impostos ao setor estão o desenvolvimento da indústria fotovoltaica no país, a criação de políticas públicas voltadas ao setor, a ampliação de acesso ao financiamento e estabelecimento de empresas de reciclagem dos painéis.

Biografia do Autor

Janaina Ottonelli, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Pesquisadora de Pós-Doutorado no Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES)

Endereço: Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Avenida Reitor Miguel Calmon s/n, Vale do Canela - Salvador - Bahia – Brasil - 40110-903

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7038773327173093

 

Resumo: Pesquisadora de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), com estágio doutoral realizado no Illinois Institute of Technology em Chicago-IL, Estados Unidos, através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES. Mestra em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Graduada em Administração (2010) e em Licenciatura Plena (2015) pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem interesse nos temas de pesquisa: gestão estratégica, gestão de operações, sustentabilidade, performance empresarial, desenvolvimento social, desenvolvimento regional, cadeias produtivas e energias renováveis.

Ulysses de Brito Cruz, Universidade Federal da Bahia

Engenheiro Elétrico pela Faculdade Pio Décimo.

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Engenheiro Eletricista da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7515625925238664

 

Resumo: Doutor em Administração com ênfase em Administração Pública e Governança, foco em "INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA E ESTRATÉGIAS DE MITIGAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE" pela Universidade Federal da Bahia em 2020. Mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Energia Eólica pela Universidade Federal de Sergipe em 2013. Pós Graduado em Educação, com ênfase em Escola Comunidade pela Universidade Federal de Sergipe em 2010. Graduado em Engenharia Elétrica pela Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo S/C Ltda em 2003. Atualmente é engenheiro eletricista da Universidade Federal de Sergipe. Presta serviços de Consultoria Energética e Auditoria nas faturas de energia elétrica. Pesquisador do grupo de pesquisa “Governança para Sustentabilidade e Gestão de Baixo Carbono”. Ex-Professor da Graduação em Engenharia Elétrica pela Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo S/C Ltda, lecionando nas disciplinas Tópicos Avançados em Engenharia Elétrica; Geração e Fontes Alternativas de Energia Elétrica; Instalações Elétricas. Tem experiência nas áreas de energias renováveis e Telecomunicações.

Adriano Costa Rosa, Universidade Federal da Bahia

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Mestrando no Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3858455619608909

 

Resumo: Advogado com ampla experiência em direito fundiário, com foco na regularização de áreas para empresas de energias renováveis de eólica, solar e pequenas centrais hidrelétricas (PCH). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007). Pós-graduando em Advocacia Imobiliária, Urbanística, Registral e Notarial pela UNISC. Universidade de Santa Cruz do Sul (2019). Cursando Técnico em Agrimensura pelo CENTROMIG - Centro de Formação Tecnológica de Minas Gerais (2019). Cursando MBA em Gestão em Estratégia Empresarial pela Faculdade de Educação São Luiz (2019). Participante do Grupo de Pesquisa em Governança Ambiental do Clima e Mercado de Carbono (GAGMC), ligado ao Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO/UFBA), integrando ainda o Núcleo de Política e Administração em Ciência e Tecnologia (NACIT/UFBA), com pesquisas focadas em inovações e propostas de solução em busca do desenvolvimento sustentável.

José Célio Silveira Andrade, Universidade Federal da Bahia

Engenheiro Químico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Pós-Doutorado realizado na Université Laval-Canadá e Universidad Politécnica de Madrid-Espanha.

Professor Titular da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0676558196082593

 

Resumo: Professor Titular da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia e Pesquisador Produtividade CNPq. Ex-coordenador e atualmente membro da Câmara Técnica Inovação para Sustentabilidade do Painel Salvador de Mudança do Clima. Possui pós-doutorado em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Université Laval - Québec - Canadá (2008), doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2000), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1995) e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1987). Professor Colaborador, ex-Coordenador do Núcleo de Pós-graduação em Administração (NPGA) (2013-2015). Ex-Coordenador do Mestrado Profissional em Administração e do Curso de Especialização em Gestão Empresarial (in company Petrobras) do NPGA. Professor Colaborador do Programa de Engenharia Industrial (PEI) da Escola Politécnica da UFBA. Ex-Editor da Revista de Gestão Social e Ambiental (RGSA). Ex-coordenador e atualmente pesquisador sênior do grupo de pesquisa “Governança para Sustentabilidade e Gestão de Baixo Carbono”. Tem experiência nas áreas de Administração e Engenharia Ambiental, com ênfase em Gestão Ambiental e Produção Limpa, atuando principalmente nos seguintes temas: mudanças climáticas, mercado de carbono, inventario de gases do efeito estufa, pegada de carbono, mecanismos de desenvolvimento limpo, REDD+, co-beneficios projetos de redução de emissões de gases do efeito estufa, cidades resilientes de baixo carbono, energias renováveis e economia de baixo-carbono.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Ottonelli, J., de Brito Cruz, U., Costa Rosa, A., & Silveira Andrade, J. C. (2021). Oportunidades e desafios do setor de energia solar fotovoltaica no Brasil. Revista Econômica Do Nordeste, 52(4), 8–26. https://doi.org/10.61673/ren.2021.1199

Edição

Seção

Revisões de literatura