Abertura comercial e a disparidade de renda nos estados brasileiros

Autores

  • Gilberto Joaquim Fraga Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Marina Silva da Cunha Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.120

Palavras-chave:

Exportações, Desigualdade, Painel dinâmico.

Resumo

Este trabalho visa analisar a relação entre abertura comercial e desigualdade de renda nos estados brasileiros, no período entre 1995 e 2007. Para alcançar os objetivos é utilizado o procedimento de dados em painel dinâmico. Os resultados revelam a existência de uma considerável inércia na desigualdade de renda e que a abertura comercial contribui para reduzir a desigualdade da renda, tanto no curto quanto no longo prazo. Isso sugere que a integração dos estados ao comércio mundial contribui para a redução do nível da desigualdade.

Biografia do Autor

Gilberto Joaquim Fraga, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Atualmente é Visiting Scholar na University of Illinois-USA (UIUC). Possui Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo - USP. Graduação e Mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Interesse em: Economia Internacional, crescimento/desenvolvimento econômico.

Marina Silva da Cunha, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1993), doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (1998) e pós-doutorado na Universidade de Brasília (2006). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (DCO/UEM). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Trabalho e Economia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, distribuição de renda, pobreza e políticas públicas sociais.

Downloads

Publicado

2016-05-09

Como Citar

Fraga, G. J., & Cunha, M. S. da. (2016). Abertura comercial e a disparidade de renda nos estados brasileiros. Revista Econômica Do Nordeste, 45(3), 70–81. https://doi.org/10.61673/ren.2014.120

Edição

Seção

Artigos