Estratégias para a sustentabilidade: um estudo multicasos sobre empresas em operação no estado do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2014.124Palavras-chave:
Estratégia empresarial, Sustentabilidade, Empresa sustentável, SocioambientalResumo
O presente trabalho estuda a aplicação das estratégias empresariais para a sustentabilidade em três organizações cearenses com reconhecida atuação socioambiental. Buscou identificar se as atividades socioambientais desenvolvidas por elas constituem estratégias de negócio. Para tanto, parte-se do princípio de que para serem sustentáveis, as empresas devem criar estratégias que contemplem suas responsabilidades econômica, social e ambiental, utilizando-se do conceito que “empresa sustentável é a que procura incorporar os conceitos e objetivos relacionados com o desenvolvimento sustentável em suas políticas e práticas de modo consistente”. (BARBIERI; CAJAZEIRA, 2009, p. 70). A revisão da literatura foca nas cinco abordagens estratégicas para as empresas integrarem os princípios da sustentabilidade aos seus negócios propostas pelo pesquisador Reinhardt (2007). A pesquisa de campo utiliza dados secundários, apresentando a atividade socioambiental das três empresas. Como resultado tem-se análise frente à teoria, identificando que: o Grupo Ypióca desenvolve a abordagem estratégica de economia de custos; a C. Rolim Engenharia, a abordagem de diferenciação de produto ambiental; e a Coelce, a abordagem de gestão de risco. Verificou ainda que, independentemente do foco da abordagem adotada, todas as empresas estudadas podem utilizar-se de sua atuação socioambiental para obter melhorias na imagem corporativa.Downloads
Publicado
2016-05-09
Como Citar
Souza, A. da S., da Silva Filho, J. C. L., & Abreu, M. C. S. de. (2016). Estratégias para a sustentabilidade: um estudo multicasos sobre empresas em operação no estado do Ceará. Revista Econômica Do Nordeste, 45(3), 135–157. https://doi.org/10.61673/ren.2014.124
Edição
Seção
Artigos