Efeitos da adesão dos produtores brasileiros ao GlobalGap sobre os fluxos de exportações de frutas

Autores

  • Talles Girardi de Mendonça Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
  • Michele Polline Veríssimo Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • André Mellini Centro Universitário Moura Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2021.1319

Palavras-chave:

Certificações, Regulamentações, Normas privadas.

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral verificar o efeito da certificação GLOBALGAP sobre as exportações de frutas. Especificamente, o artigo realiza um levantamento do número de produtores com certificação GLOBALGAP das frutas mais exportadas pelo Brasil, bem como sua localização geográfica. Além disso, verifica-se empiricamente o efeito da adesão ao GLOBALGAP nas exportações de frutas pela estimação de modelos em cross-section, utilizando-se dados a nível estadual. Procedeu-se também a identificação da importância da adesão ao GLOBALGAP em comparação a outras variáveis que determinam as exportações brasileiras de frutas. Os resultados mostraram que a adesão ao GLOBALGAP ampliou as exportações, embora a principal variável de interesse, empresas certificadas, tenha apresentado a menor contribuição dentre as variáveis de controle para determinar as exportações de frutas.

Biografia do Autor

Talles Girardi de Mendonça, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (2004) e mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Tem experiência na área de pesquisa econômica atuando principalmente nos seguintes temas: exportações, competitividade, complexo soja, fruticultura, integração de mercados, mercado de trabalho, instituições e comércio internacional.

Michele Polline Veríssimo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), e Mestrado e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004, 2010). Atualmente é Professora Associada II do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI-UFU), atuando na área de Microeconomia e Economia Internacional, principalmente nos seguintes temas: comércio internacional, crescimento econômico, padrão de especialização produtiva, desindustrialização e estratégias competitivas. Foi pesquisadora de produtividade do CNPq de 2018 a 2021.

André Mellini, Centro Universitário Moura Lacerda

Possui graduação e mestrado em Ciências Econômicas. Atualmente é aluno de doutorado do Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGE/UFU) e professor do Centro Universitário Moura Lacerda (Ribeirão Preto, SP). Tem interesse em macroeconomia, com ênfase em comércio internacional e política fiscal.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Mendonça, T. G. de, Veríssimo, M. P., & Mellini, A. (2021). Efeitos da adesão dos produtores brasileiros ao GlobalGap sobre os fluxos de exportações de frutas. Revista Econômica Do Nordeste, 52(4), 167–184. https://doi.org/10.61673/ren.2021.1319

Edição

Seção

Artigos